O actor moçambicano Abraão Limbau soma e segue. Depois de fazer parte de um spot publicitário com o renomado artista Mc Roger, o artista é o protagonista no mais recente vídeo-clipe da cantora angolana Edmazia Mayembe.
Estreado na quinta-feira (13) na página da Clé Entertainment, o vídeo que (já) conta com mais de mil gostos e perto de 100 comentários foi filmado em Maputo e Luanda pelo realizador moçambicano Bill Boy.
Neste trabalho, Limbau faz papel de um homem amado que, como a música diz, vai precisar de um ‘álibi perfeito’ pois será culpado pela desgraça da sua amada, neste caso a mulher que Edmazia Mayembe interpreta. Aliás, “Álibi perfeito” é o título da música escrita por Felipe Pedro que, essencialmente, uma mulher apaixonada roga a presença do seu amado.
Limbau começa numa cena que acontece num restaurante, em conversa com um amigo. Atende a chamada da amada e todo o vídeo acontece ele falando ao telefone, ou melhor, ele ouvindo a amada, que clama por ele. Despede-se do amigo, num claro cenário de quem prevê uma conversa longa e põe-se ao volante. Mas a mulher doutro lado do escutador não para de falar, ou seja, a Edmázia não para de cantar.
Ouve pacientemente e faz gestos de quem ouve e de quem não acredita. Pelo menos é a leitura que podemos fazer sobre Limbau. Terrivelmente, o homem no corpo do moçambicano não tem vida fácil, afinal, a mulher ao telefone precisa do seu amor para poder viver, por isso avisa: “se eu morrer de saudades serás culpado, vais precisar de um álibi perfeito, para justificar como eu acabei assim.”
O vídeo, depois do cenário de restaurante, explora uma das melhores vistas nocturnas que Maputo tem – a ponte Maputo-Katembe – e termina na zona dos prédios JAT, na baixa da cidade.
São, essencialmente, duas locações. É um registo audiovisual que combina com a temática da música: sem muitos movimentos. A Edmazia, doutro lado, está parada numa sala de estar e é assim até ao fim. A câmara de Bill Boy rouba livros e velas sobre a mesa, artesanato nas estantes, candeeiros no tecto, vazos de flores no ‘ar’ e quadros na parede, mas a protagonista permanece ali, encostada à estante.
Vale dizer que se trata de um vídeo que nos devolve para os anos 80, através do ambiente clássico em que ‘a mulher do Limbau’ está. Só o telefone que ela usa é fixo (não celular) e tudo o resto à sua volta é clássico – objectos antigos e peças um verdadeiro museu.
Este vídeo é, sem dúvida, uma ponte para a internacionalização de Abraão Limbau, um rosto das câmaras e dos palcos. “Através desta participação, verificamos mais proximidade entre as culturas angolana e moçambicana, que, ao mesmo tempo, partilham laços históricos de irmandade. Creio que há espaço para os artistas angolanos e moçambicanos partilharem mais projectos para alegrar os nossos povos”, disse o actor, prometendo que “mais trabalhos do género vêm aí, pois tenho muitas ideias para tirar do papel.”
“Álibi perfeito” é a sexta música de um total de 10 do seu mais recente álbum “Emoções”. Lançado mês passado, esta proposta discográfica já soma notas positivas pelos fãs da cantora.