Maputo acolheu, na última quarta-feira (13), a Reunião Geral Anual de Accionistas da Africa50, presidida pelo Presidente da República, Francisco Chapo. O evento reuniu Chefes de Estado, Ministros das Finanças, representantes da comunidade financeira nacional e internacional, e líderes do sector do desenvolvimento de infraestruturas.
Durante a reunião, o Reino Unido formalizou o seu compromisso com o Fundo de Desenvolvimento de Projectos da Aliança para Infraestruturas Verdes em África (AGIA-PD). Esta aliança estratégica visa gerar benefícios concretos para as comunidades em Moçambique e em toda a África para criar empregos, melhorando os serviços públicos e reforçando a resiliência climática. Ao apoiar o desenvolvimento inicial de projectos, o AGIA-PD contribui para o avanço de iniciativas de infraestruturas que respondem às prioridades locais e atraem investimento a longo prazo.
Moçambique, enquanto accionista da Africa50, está bem-posicionado para beneficiar do apoio do AGIA-PD ao desenvolvimento de infraestruturas verdes e inclusivas, alinhadas com os objectivos nacionais de desenvolvimento. O fundo irá desbloquear investimentos em sectores essenciais para um crescimento inclusivo e resiliente às mudanças climáticas, incluindo energias renováveis, transportes sustentáveis, conectividade digital e água, saneamento e higiene (WASH).
O Reino Unido junta-se ao AGIA-PD como investidor fundador, com um compromisso de 10 milhões de Libras esterlinas para expandir a carteira de projectos de infraestruturas verdes. Este investimento reflecte o compromisso mais amplo do Reino Unido com o desenvolvimento sustentável em África, incluindo Moçambique, através de parcerias que promovem a acção climática, o crescimento económico e o acesso melhorado a serviços essenciais.
A Ministra do Desenvolvimento do Reino Unido, Jenny Chapman, afirmou estar a colaborar com países para desbloquear investimento privado nas regiões mais afectadas pelas alterações climáticas. “Esta é uma boa notícia para as comunidades locais e também para o Reino Unido. O investimento de hoje irá apoiar projectos liderados por africanos, como centrais solares e estações de tratamento de água, ajudando a construir economias mais fortes e mais preparadas para enfrentar choques climáticos.”
O Diretor Executivo da Africa50, Alain Ebobissé, declarou durante a reunião em Maputo que desde o lançamento da iniciativa na COP27, a AGIA passou da ambição à execução. “Este primeiro fecho do Fundo de Desenvolvimento de Projectos AGIA é uma prova clara desse progresso. Ao desbloquear capital para a fase inicial, a AGIA irá acelerar o desenvolvimento de projectos bancáveis de infraestruturas verdes, reforçar capacidades locais e abrir caminho para uma África mais sustentável, resiliente e próspera.”
A Alta Comissária Britânica em Moçambique, Helen Lewis, acrescentou que o Reino Unido orgulha-se de apoiar o AGIA-PD como uma plataforma estratégica para acelerar a transição verde em África. “O papel de Moçambique como accionista da Africa50 torna esta parceria especialmente significativa. Ao investir no desenvolvimento inicial de projectos, estamos a contribuir para infraestruturas que geram impacto real.”
O primeiro fecho do AGIA-PD, anunciado durante a Reunião Geral de Acionistas da Africa50 em Maputo, atingiu os 115 milhões de dólares, com contribuições de uma coligação de parceiros públicos, privados e filantrópicos.