Médica do serviço de urgência do Centro Hospitalar Universitário de Santo António, em Portugal, Clarisse Bezerra, revela que beber muita água pode fazer mal à saúde, pois pode provocar um desequilíbrio de eletrólitos no corpo e resultar em “intoxicação por água”.
O consumo diário da água tem sido uma necissidade humana após uma desidratação, ao longo do dia, ainda mais para dias de calor. Contudo, podem existir problemas ao consumir a água de forma exagerada. O perigo pode surgir quando o consumo é elevado em pouco tempo.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a quantidade ideal para o consumo diário de água é de 2,5 litros para um homem de 70 kg e 2,2 litros para uma mulher de 58 kg.
Embora a água seja importante para o funcionamento do organismo, o excesso pode levar a uma condição conhecida por intoxicação por água, a forma como é feita a hidratação é muito importante porém quando é feita incorrectamente pode causar danos a saúde.
O Médico e deputado europeu Tudor Ciuhodaru citado no web site “Noticias ao Mundo” revelou que a hidratação deve ser feita ao longo do dia sem esperar que a sensação de sede apareça. “Deve beber água a cada 15 a 20 minutos”.
“A hiperidratação é causada pelo consumo excessivo de água ou mais especificamente pela ingestão de grandes quantidades em curtos períodos de tempo”.
Alguns sinais de intoxicação por água são náuseas, dores de cabeça, dificuldades de fala, tonturas, desorientação, caibras ou fraqueza muscular, visão borrada ou embaçada, desorientação e confusão mental e alucinações.
De acordo com Clarisse Bezerra, o excesso de água no corpo excede a capacidade dos rins de eliminar água, provocando uma diminuição de sódio no sangue, chamado de hiponatremia, o que leva a um inchaço dentro das células.
Para a médica, o rim saudável é capaz de filtrar entre 800 ml e um litro de água em uma hora. “Quantidades superiores a três ou quatro litros por hora podem aumentar o risco de hiponatremia”.
Nos últimos meses, muitos casos de intoxicação por água foram relatados em hospitais, principalmente entre atletas e pessoas que seguem dietas rigorosas, é essencial que aqueles que praticam destorto, ou actividades físicas intensas se preocupem com a reposição de elotrolitos evitando o consumo.
Organizações de saúde recomendam o consumo de água em intervalos e o consumo de alimentos que contenham água na sua composição.
Para o médico Pereira Jr., “basta respeitar a sua sede e saciá-la”. Observar a cor de sua urina também é um óptimo indício do consumo correcto ou não de água. “Se estiver amarelo forte ou alaranjada deve estar concentrada. Portanto, falta água”, remata.
Lurdes Domingos
Chamo-me Lurdes Francisco Domingos, tenho 22 anos de idade, e moro na cidade da Matola. Curso do 4.º ano de Licenciatura em Jornalismo na Escola de comunicação e Artes (ECA) da Universidade Eduardo Mondlane (UEM). Tenho admiração pela área televisiva e escrita e em estágio na Entre Aspas concentro-me em Lifestyle e Bem-estar.