Trata-se de uma iniciativa do programa WinS Maputo 2023, que visa melhorar as infra-estruturas de saneamento e higiene nas escolas. Estes blocos não só fornecerão instalações sanitárias seguras e limpas para os alunos, mas também contribuirão para melhores práticas de higiene, especialmente entre as raparigas, melhorando o ambiente geral de aprendizagem.
Para a cerimónia, foram convidados: o Presidente do Conselho Municipal de Maputo, o Vereador do Pelouro da Educação, Cultura e Desporto, o Administrador do Distrito Municipal KaTembe, para além das directoras das duas escolas, Conselhos das Escolas, professores, alunos, líderes comunitários e outros membros da comunidade.
Para além da inauguração dos blocos sanitários, o evento irá contar com um workshop de produção de sabão da YAKOKO. Trata-se de sabonetes artesanais, à base de coco, vegetais, biodegradáveis, sustentáveis e produzidos localmente. Mais do que isso, YAKOKO é uma iniciativa de negócio social da ApA, que está a promover mudanças positivas em Moçambique, tendo já distribuído mais de 130.000 sabonetes nas escolas primárias de Maputo.
A ApA tem desempenhado um papel fundamental no apoio ao Conselho Municipal de Maputo (CMM) no desenvolvimento e implementação da Estratégia de Água, Saneamento e Higiene para as Escolas Primárias. Esta estratégia, que se alinha com o Plano de Desenvolvimento da Cidade de Maputo 2021-2031, aborda a necessidade urgente de melhorar as infra-estruturas de saneamento nas escolas primárias, exacerbada pelos desafios da pandemia da COVID-19.
A ÁGUA POR ÁGUA (ApA) é uma organização sem fins lucrativos sediada em Maputo, dedicada a melhorar o acesso à água, saneamento e higiene (ASH) nas escolas, impactando de forma positiva a vida das crianças e das comunidades. Desde 2018, a ApA está a operar em Moçambique, proporcionando acesso a água e saneamento a mais de 9.000 alunos. Desde então, a ApA tem-se concentrado em abordar desafios críticos de WASH em escolas e comunidades em todo o país.