A Autoridade Tributária (AT) anunciou recentemente que o país poderá contar ainda este ano com a carteira móvel para efectuar o pagamento de impostos.

A medida tem como objectivo adaptar o país à nova economia digital e aumentar as receitas do Estado. Uma forma que oferecer comodidade e eficiência na colecta de receitas.

A decisão faz parte do plano desenvolvido pela AT, que objectiva alcançar maior número de contribuites e proporcionar mecanismos mais acessíveis e convenientes. A implementação desta medida será feita de forma gradual, permitindo que os cidadãos e as empresas se adaptem às novas exigências.

As carteiras móveis têm se tornado cada vez mais populares entre os moçambicanos, representando uma parte significativa das transações financeiras no país.

De acordo com o coordenador de Unidade Tributária da Economia Digital na Direcção Geral dos Impostos, Amorim Ambasse, a introdução da carteira móvel no sistema tributário visa simplicar o processo de pagamento de impostos especialmente para contribuites que tem dificuldades de aceder aos meios tradicionais.

A AT aponta vantagens com esse processo pois passa a ser possível chegar até aos contribuintes onde quer que estejam e em qualquer canto do país como também reduzirá o risco de manutenção do dinheiro físico.

Por outo lado, haverá celeridade na captação, elaboração de relatórios de gestão, assim como na transferência do dinheiro para Conta Única do Tesouro, um instrumento financeiro utilizado pelo Governo para centralizar os recursos públicos.

O plano da Autoridade Tributária insere‐se nos esforços desevolvidas pela instituição de modernizar os seus serviços fazendo uso da tecnologia para facilitar a actividade dos contribuintes e garantir maior eficiência na arrecadação de receitas para o Estado.

A Autoridade Tributária prevê introduzir a tecnologia SAF‐T, ficheiro baseado na norma XML, utilizada por autoridades fiscais no mundo, que permite extrair dados dos registos contabilísticos dos contribuintes.

author-img_1

Fátima Chaúque

Fátima Belina Chaúque, tem 21 anos de idade, e reside na Matola. Está actualmente cursando jornalismo na Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade Eduardo Mondlane (UEM). Tem uma paixão por todas as áreas do jornalismo. Encontra-se em estágio na Entre Aspas, onde desenvolvo conteúdo voltado à Tecnologia e Inovação.

About Us

The argument in favor of using filler text goes something like this: If you use arey real content in the Consulting Process anytime you reachtent.

Instagram

Cart