BDPALOP encerra (hoje) inscrições para concurso anual de criação de banda desenhada

A BDPALOP anunciou recentemente a abertura das inscrições para a terceira edição do seu concurso anual de banda desenhada, proporcionando novamente uma oportunidade única para ilustradores e escritores de Moçambique, Angola e Cabo Verde mostrarem o seu talento no mercado livreiro da língua portuguesa e de todo o mundo.

O concurso, que visa impulsionar e celebrar o talento e a criatividade dos artistas de banda desenhada dos PALOP, convida duplas criativas a apresentarem as suas candidaturas até hoje (1), às 00h de cada país.

Um dos destaques do concurso é a bolsa de criação, no valor de 5.000 euros por dupla criativa, oferecendo um incentivo financeiro significativo para que os artistas possam dedicar-se ao desenvolvimento de projectos artísticos, sem restrições financeiras.

Além do apoio financeiro, as duplas seleccionadas terão a oportunidade de participar em sessões de formação e mentoria conduzidas por autores experientes de banda desenhada, com obra publicada no mercado global. Estas sessões abrangerão diversas áreas, incluindo ilustração, paginação, artes finais e escrita, proporcionando um acompanhamento personalizado para o desenvolvimento das histórias e das técnicas artísticas dos participantes.

Até 2025, a BDPALOP vai apoiar 54 artistas, publicar 27 obras, realizar 9 mostras internacionais. Neste momento, estabeleceu parcerias com 22 pontos de venda em Moçambique, Angola, Cabo Verde, Portugal e no Brasil, e mais parcerias estão a ser estabelecidas a cada dia.

Trisha Mamba, uma das bolseiras moçambicana do segundo concurso, partilhou a sua experiência. “Com a BDPALOP, teremos mais histórias locais ilustradas e nós, os criadores, vamos saber que é possível trabalhar e viver da banda desenhada, fazer uma coisa de que se gosta, contar histórias, aprender a desenhar, usar a imaginação. A BDPALOP ensina a teoria por detrás da banda desenhada, que não é só desenhar, tem as formas, as cores que comunicam, tem muito por detrás. A BDPALOP vai influenciar muitos artistas e ajudar a desenvolver a banda desenhada”

O website oficial da iniciativa bdpalop.com oferece aos leitores a oportunidade de adquirirem obras produzidas em todas as edições, promovendo assim uma maior visibilidade para os artistas.

A realização de mostras anuais em cada país envolvido, onde as obras dos artistas seleccionados são apresentadas ao público, vem proporcionar uma visibilidade ainda maior aos artistas. Estas mostras proporcionam uma plataforma única para interação com agentes culturais, apreciadores de arte, profissionais do sector e o público em geral, consolidando ainda mais a presença dos artistas no cenário artístico local e internacional.

Em 2023, a BDPALOP marcou presença na 34ª edição do AMADORA BD, um festival internacional de banda desenhada bastante relevante neste género, realizado anualmente na Amadora, em Portugal. Durante o festival, os visitantes puderam desfrutar de exposições e comprar livros de talentosos autores de todo o mundo, incluindo obras produzidas no âmbito da BDPALOP.

A BDPALOP não divulga apenas os trabalhos dos artistas seleccionados em Moçambique, Angola e Cabo Verde, estabelece também uma conexão global entre os criativos dos PALOP. O concurso abre caminho para colaborações significativas, intercâmbio cultural e crescimento dentro da indústria da banda desenhada, proporcionando, em última análise, uma plataforma para vozes diversas serem ouvidas e celebradas.

A iniciativa tem como parceiros operacionais, o Estúdio Criativo Anima, em Moçambique, a BOMCOMIX ESTÚDIOS, em Angola, a JovemTudo – Revista Colaborativa, em Cabo Verde, e A Seita, em Portugal, fazendo parte do programa PROCULTURA PALOP-TL financiado pela União Europeia e co-financiado e gerido pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua.

About Us

The argument in favor of using filler text goes something like this: If you use arey real content in the Consulting Process anytime you reachtent.

Instagram

Cart