Baratas, esse terrível insecto causa pavor até nos mais corajosos. Uma vez alojadas em sua casa, pode ser difícil de expulsá-las. Devido ao seu alto potencial reprodutivo, essa praga produz altas infestações em um curto período, assim explica o professor António Carlos Anturnes, do Curso CPT de Como Montar e Operar uma Empresa de Controle de Pragas Domésticas.
Veja, a seguir, algumas dicas caseiras para acabar com este insecto tão indesejável.
Folhas de louro:
Espalhe folhas de louro nos lugares onde as baratas aparecem – principalmente em locais escuros, húmidos e quentes. O cheiro da folha de louro repele as baratas. Utilize folhas inteiras ou trituradas, colocadas sobre um papel.
Eucalipto e alecrim:
O cheiro forte dessas plantas é uma óptima forma de afastar as baratas dos cómodos de sua casa. Prepare uma solução de eucalipto com alecrim e passe com auxílio de um pano úmido em toda a casa.
Solução de água e sabão:
Se você não gosta de usar insecticida, uma saída é utilizar uma mistura de água com sabão ou detergente. O sabão ou detergente tem a função de entorpecer os poros das baratas, impedindo-as de respirar. Coloque sabão em quantidade suficiente para deixar a água “escorregadia”. Quando pronta, jogue esta solução em cima da barata, é morte na certa!
Álcool em gel:
O álcool em gel tem a mesma função da água com sabão. Jogue o álcool em cima da barata.
Bicarbonato e açúcar:
O açúcar atrai a barata que, ao consumir a isca, é envenenada pelo bicarbonato. Em potinhos, misture o açúcar com bicarbonato.
Vale lembrar, que a higiene é primordial, pois as baratas gostam de lugares sujos, húmidos e se alimentam de qualquer coisa a ver pela frente, principalmente doces, alimentos gordurosos e de origem animal. Portanto, nada de deixar louça na pia.