Concurso de Barman encerra esta sexta-feira com cinco finalistas

Na última terça-feira (16) foram apurados os cinco finalistas para a final do Concurso de Barman na sua edição 2024, que vão disputar esta sexta-feira (26), às 18h00, no Hotel Polana, em Maputo.

Entre os finalistas estão Alcides Cumba, Real Pondja, Armando Mate, Justino Zavale e Jairo António que se sagraram vencedores depois de uma disputa renhida, que previa a preparação de um cocktail durante 15 minutos.

De acordo com o júri, os concorrentes tinham feito um bom trabalho de casa e estavam devidamente afinados, complicando a selecção final, por isso, houve, até, segunda volta, para que os profissionais pudessem apurar o melhor sabor, aroma, equilíbrio, criatividade e apresentação, alguns dos critérios para selecção.

De acordo com Mealyn Joyce, membro do júri e embaixadora da Diageo, o evento de selecção dos cinco finalistas superou o evento anterior. “Estou muito impressionado com os concorrentes, foi um desafio muito emocionante”, partilha.

Neste evento, prolonga Joyce, os concorrentes tinham o desafio de criar cocktails que fossem se adequar a pratos de comida, aproveitando o facto de Moçambique apresentar um clima tropical.

Para o dia 26, a grande final, Joyce aconselha aos concorrentes para que estejam bem preparados – focados e animados – de modo que seja uma final impactante. Para o efeito, convida a gestores de restaurantes e bares e clientes a acompanharem o evento.

Alcides Cumba não só foi um dos cinco apurados, como também foi considerado o bartender com o melhor cocktail do dia. O profissional de bar diz que o ditou a sua apreciação positiva por parte do júri é o facto de ter optado por ingredientes fora do comum. “Quando eu estava em casa preparei dois cocktais, o primeiro coincidia com a opção dos colegas, mas o segundo era diferente – o cocktail com a clara de ovo – por isso optei por esse caminho”, explica.

Para a final, Cumba diz estar preparado e promete surpreender. Entende que há melhorias por fazer, por exemplo, no que diz respeito a guarnição. “Eu não sou muito bom na guarnição. Vi pessoas melhores. Tenho que trabalhar mais nesse aspecto”, garantiu.

Mais do que um concurso, a final será uma grande festa de lifestyle, onde a bebida e a gastronomia vai fazer se cruzar, para além de música e gente muito divertida.

About Us

The argument in favor of using filler text goes something like this: If you use arey real content in the Consulting Process anytime you reachtent.

Instagram

Cart