‘Be Like a Woman’: iniciativa pretende doptar mulheres de ferramentas de negócios

A New Faces New Voices (NFNV), uma rede da Fundação Graça Machel Trust, e a Ernst and Young (EY) juntam-se para trazer o ‘Be Like a Woman’ para Moçambique.

Trata-se, essencialmente, de uma iniciativa que pretende construir um mundo de negócios melhor e mais inclusivo, doptando de novas ferramentas às mulheres que ocupam posições de liderança intermédia ou empreendedoras de média dimensão, em diferentes áreas de actividade.

O objectivo passa por assegurar que as mulheres estejam, cada vez mais, preparadas para integrar o mundo corporativo, bem como garantir que a sua relevância e o seu papel sejam reconhecidos nessa esfera.

O primeiro ciclo do programa irá decorrer de Julho a Novembro, onde as participantes terão acesso a masterclasses sobre liderança e gestão de negócios, com especialistas espalhados pelo mundo; mentoria de mulheres e homens do mundo corporativo em posições de topo; acesso à rede da EY Women Network, presente em mais de 150 países; e à rede Graça Machel Trust através da New Faces New Voices, presente em cerca de 20 países africanos.

Durante o programa, as participantes deverão fomentar iniciativas que possam garantir que outras mulheres e homens possam estar envolvidos e, juntos, ajudem a consolidar projectos de transformação social liderados por si. Para tal, serão assistidas pelos mentores e pela equipa do “Be Like a Woman”, de forma que inspirem e consciencializem outras mulheres e a sociedade, no geral, a valorizar o trabalho feminino.

Henriqueta Hunguana, representante da NFNV Moçambique, afirmou que “lutar pelo aumento do número, visibilidade e impacto da liderança feminina no sector financeiro sempre foi um dos objectivos da NFNV Moçambique, concretizado através de programas como o ‘Mozambique Young Women in Leadership’ (MYWIL) direccionado para jovens líderes no sector financeiro. A parceria com a EY para o ‘Be Like a Woman’ trará algo inovador, uma vez que olharemos também para as caraterísticas inerentes da mulher como um factor diferenciador para o alcance da transformação social que tanto almejamos”, realçou.

Glayds Gande, EY Consulting Senior Manager e mentora desta iniciativa, referiu que “o objectivo deste programa é o de garantir que mulheres das mais variadas áreas sejam capacitadas e apoiem também na formação de outras mulheres e homens, gerando assim um impacto multiplicador de transformação social e de melhoria do ambiente de negócios.”

Glayds acrescentou ainda que “pretendemos dar o nosso contributo na eliminação dos estereótipos sobre a mulher ser ou não capaz de saber fazer e de liderar e, ao mesmo tempo, criar uma rede de referência e de influência para os mais novos e para a sociedade no geral”.

Paulo Reis, o responsável da EY Moçambique reitera que “a missão da EY é construir um mundo de negócios melhor. Acreditamos que tal passa por valorizar, reconhecer e capacitar as mulheres. Temos vários programas de aceleração da presença feminina no mundo dos negócios a nível global e em Moçambique para os nossos colaboradores. E, por isso, desta vez, fez sentido trazermos uma iniciativa para a nossa comunidade”.

O programa dá ainda acesso a eventos exclusivos e a uma rede de mulheres e homens em posições séniores na gestão e governação de diversas corporações. As participantes habilitam-se também a prémios e formações específicas para elevarem os seus projectos profissionais para o próximo nível.

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