No âmbito das celebrações do seu quinto aniversário, que se assinalam a 14 de Junho corrente, o Museu Mafalala inaugura, esta quinta-feira (6) às 18h00, a exposição “Becos”, do artista plástico moçambicano Ventura Mulalene.
A mostra traz o olhar de Mulalene ao quotidiano nos bairros periféricos da cidade de Maputo, através de um conjunto de obras que explora uma diversidade de técnicas e temáticas. Neste trabalho, o artista faz o convite ao público a navegar pelos becos, pois acredita tratar-se de locais que têm muitas (hi)estórias por contar.
“Becos”, como o nome sugere, é um trabalho que explora a ideia do movimento entre a cidade e suas periferias, mas com o diferencial de apresentar e interpretar factos que descrevem diferentes situações do dia-a-dia. Em “Becos”, vemos Mulalene a reflectir sobre a questão do “desenrasque”, este traço gritante das zonas suburbanas, mas também uma temática muito presente no seu percurso artístico.
É, portanto, um trabalho de continuidade, através do qual o artista leva ao Museu Mafalala uma visão pessoal de como são as gentes da comunidade circundante. É um exercício de retratar, e, igualmente, de discutir a periferia na sua relação com a cidade.
Numa outra análise, “Becos” oferece uma diversidade de cores e técnicas, o que resulta num misto de criações que levam a momentos, lugares e tempos diversos capturados de maneira algumas vezes cuidadosa, mas também realística e sensorial.
Através da colecção “Becos”, o Museu Mafalala inaugura um ciclo de exposições que se alinham aos cinco anos da instituição em funcionamento, que se assinalam a 14 de Junho corrente.