Estudos indicam que sim, doenças como valvuloplastias, endocardite, periodontite e aterosclerose associam-se à péssima saúde oral causando mal-estar geral pelo facto de obstruírem importantes artérias que podem comprometer a circulação sanguínea, importante factor de risco para uma parada cardiáca e morte.

Reginaldo Banze, médico cardiologista do Hospital Central de Maputo, em entrevista ao Jornal Domingo, afirmou que uma boa saúde oral depende muito da correcta e frequente limpeza dos dentes, adopção de habitos saudáveis, como alimentação nutritiva e rejeição do tabaco.

“Para evitar males maiores como lesões valvulares no coração, nada melhor que uma boa higiene oral”, afirma o cardiologista.

De acordo com Banze, a boca, na verdade, é uma porta de entrada para bactérias causadoras de várias doenças. Sem a higiene necessária, esses microrganismos podem causar infecções e agravar lesões. Além disso, “eles também podem chegar à corrente sanguínea e, assim, atingir diferentes órgãos do corpo, inclusive o coração, desencadeando graves doenças cardiovasculares”, acrescenta.

Uma série de pesquisas evidenciam essa ligação entre a má higiene bucal e enfermidades cardíacas. De acordo com o website ‘Minha Vida’, um desses estudos realizados pelo Instituto do Coração (Incor), do Brasil, constatou que mais de 35% das mortes por problemas cardíacos e 45% das doenças cardíacas são de origem dental.

Segundo outro estudo, realizado na Escócia, as pessoas que escovam os dentes menos de duas vezes ao dia têm 70% mais chance de sofrer um infarto do miocárdio. E a consequência disso pode ser terrivel, porque se segue a formação de pequenos coágulos sanguíneos que bloqueiam o bombeamento de sangue, o que pode causar ataques cardíacos.

Para Banze, uma das formas mais simples de evitar este mal é a frequente limpeza dos dentes, optar por hábitos saudáveis, boa alimentação e rejeitar completamente o tabaco.

Para os profissionais de saúde, cuidar dos dentes não é apenas uma questão de estética, mas também também uma necessidade vital que pode influenciar significativamente na saúde do coração e o seu bom funcionamento,

A consciencialização sobre a importância de cuidar da higiene oral é um tema muito importante e deve ser uma prioridade nas campanhas de saúde pública como forma de evitar alguns males que possam surgir futuramente, por falta de conhecimento.

Diz-se que é desde cedo que se torce o pepino, portanto é essencial que os pais e encarregados de educação zelem e ensinem as crianças a sempre priorizar cuidar dos seus dentes.

author-img_1

Lurdes Domingos

Chamo-me Lurdes Francisco Domingos, tenho 22 anos de idade, e moro na cidade da Matola. Curso o 4º ano de Licenciatura em Jornalismo na Escola de comunicação e Artes (ECA) da Universidade Eduardo Mondlane (UEM). Tenho admiração pela área televisiva e escrita e em estágio na Entre Aspas concentro-me em Lifestyle e Bem-estar.

About Us

The argument in favor of using filler text goes something like this: If you use arey real content in the Consulting Process anytime you reachtent.

Instagram

Cart