O músico NBC Gás Butano lança o seu novo livro, “Sarau Cultural Nyunga Nyunga, Preservando a Diversidade Cultural (Um diálogo com a Mbira)”, com a chancela da Massinhane Edições e apresentação de Micas Silambo.
“Sarau Cultural Nyunga Nyunga - Preservando A Diversidade Cultural” resulta da compilação de dados recolhidos no âmbito do projecto apresentado à Faculdade de Estudos da Cultura do Instituto Superior de Artes e Cultura, como requisito parcial para obtenção do grau de Licenciatura em Gestão e Estudos Culturais, sob orientação do Dr. Rufus Macuvele.
O projecto foi desenhado com o propósito de realizar um sarau cultural intitulado “Nyunga nyunga” para promover o instrumento de música tradicional moçambicana, inscrito na classe dos lamelofones e, popularmente, conhecido como Mbira.
Nyunga nyunga é um idiofone dedilhado de altura definida com afinação fixa, estando, actualmente, em declínio no país. Os caminhos metodológicos, que alicerçaram este estudo, incluem uma pesquisa artística colaborativa em parceria com uma abordagem quali-quantitativa. Este tipo de abordagem foi exequível através de métodos como a pesquisa bibliográfica, a observação participante e conversas orais.
Estêvão Carlos dos Santos Amisse, mais conhecido pelo seu nome artístico NBC Gás Butano, nasceu na cidade de Maputo, mas passou toda a sua infância na cidade de Pemba. Gás Butano é licenciado em Gestão Cultural pelo Instituto Superior de Artes e Cultura (ISArC).
NBC Gás Butano é fazedor de música tradicional ligeira e Rap Underground; Director da Festa da Mbira (Festival de música tradicional que tem como instrumento principal a Mbira e que acontece, anualmente, na cidade de Maputo); e produtor de eventos na Associação Cultural Tambo Tambulani Tambo-Pemba e CEO da Dzikandria (uma agremiação de fazedores de Cultura Hip Hop da Cidade de Inhambane).
O artista foi membro da “ComArte – Combatemos com arte” (um grupo de literatura da província de Cabo Delgado, no qual fez parte da equipa de gestão de eventos das Tardes Literárias e Concurso de Literatura Recados de Cabo Delgado), tendo feito parte da equipa de gestão da Periferia Cimarronas, uma cooperativa de arte e cultura afrodescendente em Barcelona, na Espanha.
Como músico, já actuou em vários palcos, representando Moçambique em diferentes países como a Alemanha, a Itália, a Espanha, a Namíbia, a China, entre outros.