A Televisão de Moçambique (TVM) apresenta, esta sexta-feira (4), às 15h30, o documentário “Caminhos da paz”, na sua versão completa, que retrata a Guerra dos 16 anos e a trajectória das negociações que culminaram com o acordo de Roma, em 1992.
O filme, obra do realizador moçambicano Sol Carvalho, está dividido em duas partes: a primeira parte retrata alguns momentos vividos no início da guerra dos 16 anos, e a segunda parte é dedicada aos diferentes passos que foram dados até à Assinatura do Acordo.
Realizado em 2012, “Caminhos da paz” traz algumas opiniões dos actores envolvidos nos acordos de Roma, nomeadamente: personalidades, políticos, diplomatas, negociadores e jornalistas de Moçambique, Itália e dos Estados Unidos da América.
Os presidentes de Moçambique, Joaquim Chissano (1986-2005) e Armando Guebuza (2005-2015) são dois dos principais testemunhos apresentados no filme, assim como Raul Domingos e Afonso Dhlakama e o italiano Mário Raffaelli,
O documentário, que constitui um registo fundamental da nossa história, é uma co-produção entre as produtoras Promarte, uma empresa de referência em Moçambique e a Filmwork, a sua parceira italiana.