O cérebro é a caixa-negra do nosso organismo. Vê, sente e regista tudo, a toda a hora e em qualquer lugar. Todas as nossas experiências e vivências deixam uma marca indelével neste órgão que sofre em surdina. Todos os excessos – na dieta, no tabaco e no álcool – e todos os defeitos – de actividade física, estímulo cognitivo, sono e interação social – são como areia na engrenagem que vai desgastando aos poucos a complexa máquina que é o cérebro.
Deste efeito cumulativo resultam as doenças do cérebro que, em grande parte, são o corolário de vários erros sistemáticos que vamos cometendo. O sal que colocamos a mais na nossa comida, a tablete de chocolate que era só um quadradinho, o copo de vinho que afinal são vários ao almoço e jantar, o exercício físico que começa amanhã, o sono que vai ser reposto ao fim-de-semana, os medicamentos para a tensão alta que só são tomados na véspera da consulta. O cérebro não cai nestas mentiras e cobra-nos, com juros muito elevados e sob a forma de doenças graves (algumas incuráveis), todos os empréstimos de saúde que lhe fomos pedindo ao longo de décadas.
O que neurologistas fazem todas as noites para proteger a saúde cerebral?
Proteger o seu cérebro não tem de ser algo muito complicado. Ao 'website' Well+Good, alguns neurologistas revelaram o que fazem todas as noites para conseguir proteger este órgão.
A propósito do Dia Mundial do Cérebro, efeméride que se assinalou esta segunda-feira (22), saiba tudo o que pode fazer.
1- Tenha um horário de sono consistente
“Um horário de sono consistente fortalece o seu ciclo de sono, melhora as fases de sono profundo e a qualidade”, diz Christopher Allen.
2- Faça 10 minutos de meditação
“A meditação não se trata de ‘esvaziar’ o cérebro de pensamentos. É sobre estar ciente desses pensamentos e deixá-los passar sem julgamento”.
3 - Limite o tempo que passa com o telemóvel - e não só
“Tente evitar ecrãs pelo menos uma hora antes de dormir”.
4 - Leia antes de dormir
“Ler um livro deve fazer parte da sua rotina de dormir para preparar a mente para o descanso.”
5 - Crie um ambiente fresco e escuro
“Ter um quarto fresco e escuro pode levar a um sono mais profundo e reparador.”
6 - Faça exercícios suaves
“Ioga e alongamentos são o ideal”, conta Madhav Thambisetty.
7 - Faça um quebra-cabeças
“Desta forma, irá estar a ajudar o seu cérebro.”
8 - Fale com um amigo
“Estimula o cérebro e melhora o bem-estar mental.”
9 - Coma frutos secos e frutos vermelhos
“Juntar mais alimentos antioxidantes e ricos em ómega-3 aos jantares e à ceia pode ajudar o cérebro”, diz Rizwan Bashir.
10 - Beba um chá de camomila
“Promove o relaxamento e melhora a qualidade do sono.”
11 - Atenção ao que vê antes de dormir
”Certo tipo de programas de televisão e vídeos podem manter o cérebro alerta e em stress.”