Durante uma semana, a Consumer Electronics Showcase (CES), (re)definiu a narrativa tecnológica para o presente ano. Com mais de 4.300 expositores, incluindo um recorde de mais de 1.400 startups de todo o mundo no Eureka Park, em Las Vegas, a CES apresentou as tendências inovadoras que moldam o futuro e resolvem os desafios mais urgentes do mundo.
“O ressurgimento da CES prova que conversas e reuniões presenciais são uma necessidade para a indústria da tecnologia”, disse Gary Shapiro, presidente e CEO da Consumer Technology Association (CTA), acrescentando que “há mais de 20 anos que digo que toda empresa deve se tornar uma empresa de tecnologia, e a diversidade de expositores na CES 2024 prova isso. A presença da CES e a programação da conferência abrangem todo o ecossistema tecnológico.”
Inteligência Artificial no centro das atenções
A Inteligência Artificial (IA) liderou a conversa global na CES 2024. As empresas destacaram o seu enorme potencial para melhorar o nosso mundo com aplicativos de ponta que transformarão a forma como comunicamos, fazemos negócios e cuidamos uns dos outros.
Segurança humana para todos
CES estabeleceu o acesso à tecnologia como o oitavo pilar da campanha global Segurança Humana para Todos (HS4A, sigla em inglês), que se concentra no papel crítico que a tecnologia desempenha para melhorar todos os aspectos da experiência humana. impulsionando soluções para desafios globais urgentes.
Palestras
Pela primeira vez, a marca de beleza L'Oréal Groupe foi o centro das atenções em uma palestra na CES. Acompanhada pelos sócios e pela atriz Eva Longoria, a L'Oréal compartilhou uma visão de tecnologia de beleza inclusiva que melhora vidas em todo o mundo e destacou novos produtos e aquisições.
CEOs da Best Buy, Elevance Health, HD Hyundai, Intel, Nasdaq, Qualcomm, Siemens, Snap e Walmart também subiram ao palco principal para apresentar novas colaborações entre sectores, destacar parcerias com líderes tecnológicos empresariais e anunciar novos produtos.
Startups
O Eureka Park cresceu este ano com um recorde de mais de 1.400 startups, incluindo pavilhões de países representando França, Itália, Israel, Japão, Coreia, Holanda e Ucrânia.
Mobilidade
Com mais de 600 expositores de mobilidade, a CES é um dos maiores e mais rápidos eventos globais de automóveis, mobilidade e transporte do mundo. Os expositores exibiram o ecossistema da mobilidade, com revelações globais destacando o futuro dos veículos autónomos, veículos eléctricos, micromobilidade, veículos definidos por software e carros voadores, além do futuro da mobilidade assistida e dos sistemas de segurança.
Os expositores incluíram BMW, Honda, Hyundai, Kia, Magna, Mercedes, Paccar, Recaro, Sony, Supernal, Togg e Vinfast.
Sustentabilidade
Os expositores da CES 2024 demonstraram o seu compromisso com soluções sustentáveis através de tecnologias, produtos e serviços para reduzir emissões e resíduos, simplificando a eletrificação, desenvolvendo fontes de energia renováveis e experimentando novas tecnologias, como a reciclagem de baterias.
Os expositores incluíram: 3M, Caterpillar, Doosan, Goodyear, Jackery, John Deere, HD Hyundai, Kubota, Midbar, Nasdaq, Panasonic, Siemens e SK Group.
Saúde Digital
Foram destacadas ferramentas e tecnologias destinadas a reduzir custos, melhorar a equidade na saúde e salvar vidas. As inovações incluíram terapêutica digital, bem-estar mental, tecnologia do sono, tecnologia de saúde feminina e telemedicina.
No CES Digital Health Summit, Mark Cuban e sua Cost Plus Drug Company deram notícias sobre uma nova parceria, enquanto multidões lotadas se juntaram ao misturador e programação da Digital Health com funcionários da FDA e de todo o espaço de política de saúde.
Durante o concurso de pitch da CTA Foundation, oito startups apresentaram suas tecnologias de saúde para um público que estava apenas em pé. Augmental, foi vencedora do grande prémio, e à Proxy Health, vencedora dos prêmios escolha do público e segurança do paciente.
Acessibilidade e inovação para todos
A CES 2024 promoveu uma plataforma centrada no design universal para que a diversificada indústria tecnológica se reunisse e conversasse sobre a próxima onda de inovação. A CES apresentou sessões sobre diversidade na indústria tecnológica, uma onda de novas tecnologias que irão melhorar vidas e avanços em jogos acessíveis. A CTA também anunciou uma nova parceria de investimento na TFX Capital, que apoia empreendedores veteranos em tecnologia.
Os participantes viram, ouviram e tocaram os avanços no espaço da saúde, garantindo que a tecnologia preenchesse as lacunas no atendimento por meio de câmaras aprimoradas para testes oftalmológicos ou usando tecnologia de fala orientada por IA para simular uma voz natural para pessoas com distúrbios de fala. Os óculos auditivos Nuance Audio da EssilorLuxottica transformaram o que os óculos podem fazer.
Jogos e desporto eletrónicos
Os jogos evoluíram de uma época focada no entretenimento em consoles e PC’s para uma plataforma social usada pela maioria dos adultos em todo o mundo. A pressão por controladores e outros acessórios de jogos com padrões de design inclusivos permitirá que mais consumidores se tornem jogadores. Da mesma forma, os avanços na tecnologia de legendagem e nos sons audíveis garantirão que o sector do entretenimento melhore a acessibilidade.