É já este sábado (29) a final do concurso educativo que vai envolver alunos de 20 escolas do ensino médio na cidade de Maputo. A competição inspirada no famoso jogo “Masterminds” vai oferecer à escola vencedora um laboratório de tecnologia.
Trata-se de um concurso a ter lugar na Escola Secundária Josina Machel, que versa sobre ciências e cultura geral que, na sua final, reúne 20 finalistas, de escolas públicas e privadas da cidade de Maputo, a procura de sete melhores talentos, que serão agraciados por diverso material escolar.
Mas o concurso vai destacar o melhor aluno, com o maior prémio em termos de material escolar e a sua respectiva escola terá como prémio um laboratório de tecnologia, munido de computadores, aparelho de ampliação sonora e um retroprojector.
Entraram nesta corrida protagonizada pela Chappies Masters de Moçambique 84 escolas secundárias e agora, um mês depois, é a vez de conhecer os melhores alunos num “game show” que vai exibir o confronto final.
Fazem parte da final as escolas Eduardo Mondlane, Mateus Sansão Mutemba, Shalom, Solidariedade, Josina Machel, Zona Verde, Infulene, Arco Íris, Nyamunda, Liceu Alvorada, Noroeste 1, Malangantana Valente Nguenha, Hulene A, Malhazine, Quisse Mavota, Santo António da malhangalene, Magoanine, S.O.S Hermam Gmeneir, Laulane e Lhanguene.
O evento final será conduzido pela comunicadora Eunice Andrade perante um público escolar vasto, entre alunos e professores, para além dos gestores escolares, com destaque para a Ministra da Educação e Desenvolvimento Humano, Carmelita Namashulua, a quem irá caber dirigir o evento.
Mais do que um concurso, a final da Chappies Masters de Moçambique propõe-se um evento de intercâmbio entre escolas e entretenimento, através da música e dança nos intervalos.