O último fim-de-semana de Outubro será mítico, pelo menos para aqueles que embarcarem na ‘excursão dos sonhos’ rumo à cidade de Chibuto, em Gaza. Trata-se de uma viagem de dois dias – 28 e 29 – e uma noite.
Esta viagem, com partida às 7h00, a partir do Jardim Tunduro, em Maputo, é um pretexto para uma imersão em locais de grande relevo turístico-cultural, como a mítica Lagoa Ghorwane, a Sede da Transportadora Oliveira, a Casa Assombrada, a Casa da Vovó Eva e ‘Chimbuntsu’.
O primeiro dia é dedicado à visita a Lagoa Ghorwane e um mergulho à sua riqueza natural e, depois, à exploração da Vila de Chimbuntsu e sua cultura local, antes da caravana desaguar na famosa Casa Assombrada para uma experiência vibrante e com o fim nos rituais tradicionais da Vovó Eva.
Já o dia 2 do passeio reserva-se às memorias transportadora Oliveiras e um tempo para que os turistas encham as bolsas de artigos artesanais, abundantes em Chibuto, diga-se, entre outras lembranças.
O passeio está a ser preparado ao mínimo detalhe, por isso, garante-se que todos os traslados serão realizados em veículos confortáveis e seguros, proporcionando uma viagem tranquila e agradável; os excursionistas ficarão hospedados em acomodações confortáveis que reflectem o espírito e alma da região e oferecem comodidades modernas para uma estadia agradável; durante a excursão, os utentes desfrutarão de uma variedade de refeições locais, autênticas, permitindo que experimente a deliciosa culinária da região; toda a viagem terá acompanhamento de um guia experiente que compartilhará conhecimentos sobre a cultura local e garantindo uma experiência enriquecedora, oferecendo uma oportunidade única para explorar a rica herança cultural e as paisagens deslumbrantes da região; para além de que durante toda a excursão, os participantes terão a oportunidade de participar em actividades culturais autênticas, incluindo danças tradicionais, música local e interacções com a comunidade.
Recorde-se que Chimbuntsu tem a sua origem numa pequena elevação, que no tempo do Régulo Chigonguanhane Macuácua era considerado um sítio de cultos tradicionais para evocação dos espíritos pedindo a chuva. Estas cerimónias datam de tempos remotos de Mulalene, primeiro Régulo, que foi sucedido por Chigonguanhane. Este nome está por detrás da designação actual Chibuto, distrito que ascendeu ao estatuto de cidade a 8 de Outubro de 1971. Os seus habitantes são reconhecidos pela sua bravura e tenacidade, daí o famoso termo ‘Chimbuntsu Muzaia’ ou ‘Xiwa niku Pfuka’.