Exactamente isso, uma data proclamada na Conferência Geral da UNESCO em 2001. Com o objectivo de destacar a importância da ciência como um veículo para promover a paz e o desenvolvimento sustentável em todo o mundo. Este dia serve como um lembrete da necessidade de unir esforços científicos para enfrentar os desafios globais que afectam a humanidade.

Esta data, reflecte um compromisso profundo com a ideia de que a ciência deve ser uma força para o bem. Assim, o Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento convoca governos, cientistas e a sociedade civil a trabalhar juntos em busca de soluções que beneficiem a todos.

A UNESCO, ao estabelecer essa data, enfatizou que a ciência não é apenas uma ferramenta para o progresso técnico, mas também uma maneira de fomentar o diálogo, a compreensão mútua e a paz entre nações.

O tema deste ano (2024) foi “Porque é que a ciência é importante – Envolver as mentes e potenciar o futuro”. Esta data foi assinalada através de um evento em linha, no dia 12 de Novembro, uma oportunidade para envolver um vasto público, com destaque para os jovens (nomeadamente através do Fórum da Juventude da UNESCO e da Rede da Juventude Científica) e participantes não científicos na descoberta e exploração do papel da ciência no nosso mundo digitalizado em rápida mutação, de acordo com o site governamental Eurocid.

Neste sentido, o Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento não apenas celebra os avanços científicos, mas também reafirma o compromisso da comunidade global em utilizar o conhecimento científico para construir um futuro mais justo e sustentável.

A ciência, quando aplicada de maneira ética e inclusiva, tem o potencial de ser um catalisador para a paz e o desenvolvimento, promovendo um mundo onde todos possam prosperar.

author-img_1

Fátima Chaúque

Fátima Belina Chaúque tem 21 anos de idade, e reside na Matola. Está actualmente cursando jornalismo na Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade Eduardo Mondlane (UEM). Tem uma paixão por todas as áreas do jornalismo. Encontra-se em estágio na Entre Aspas, onde desenvolve conteúdos voltados à Tecnologia & Inovação.

About Us

The argument in favor of using filler text goes something like this: If you use arey real content in the Consulting Process anytime you reachtent.

Instagram

Cart