Coca-Cola celebra 30 anos em Moçambique, líder na indústria de refrigerantes

A Coca-Cola SABCO Moçambique (CCSM) celebra este ano, três décadas da sua presença no país.

De acordo com Duncan Wyness, Director Geral da Coca-Cola Beverages Africa em Moçambique, a celebração do 30º. aniversário em Moçambique destaca o nosso compromisso contínuo com o país e o seu desenvolvimento sócio-económico.

“Produzimos para além de refrigerantes, águas, energéticos e sumos, com a mesma força e determinação, por forma a garantir que as nossas comunidades, os nossos consumidores, as nossas pessoas possam crescer juntamente com a empresa, construindo soluções conjuntas de inclusão económica e sustentabilidade e tenham sempre acesso a produtos de excelente qualidade, produzidos por moçambicanos para moçambicanos do zumbo ao índico”, acrescentou Wyness.

O Presidente do Conselho Municipal da Matola, por sua vez, enfatizou a presença da Coca-Cola neste Município como sendo notável, “A Fabrica da Matola Gare é uma das maiores da África Austral e contribui para empregabilidade de perto de mil colaboradores, sendo perto de 400 residentes da Matola”, destacou Júlio Parruque, referenciando o exemplo da empresa na componente de fiscalidade, conformidade legal, ambiental e responsabilidade social.

A CCSM, uma subsidiária da Coca-Cola Beverages Africa (CCBA), iniciou as operações na sua primeira fábrica a 25 de Maio de 1994 na Machava, província de Maputo. Este acto marcou o início da produção de Coca-Cola em Moçambique.

Nos últimos 30 anos, a empresa estabeleceu-se como líder na indústria de refrigerantes de Moçambique, fornecendo produtos amplamente consumidos em todo o país. Desde a sua criação, as operações expandiram-se, incluindo o estabelecimento de novas linhas de produção de garrafas de vidro no Chimoio, em 1997 e Nampula, em 2001.

Em 2016, uma instalação de engarrafamento de classe mundial foi inaugurada na Matola Gare, Província de Maputo. A fábrica foi construída num período de três anos com um custo de USD 130 milhões.

Mais recentemente, concretamente em 2022, foi feito um investimento de USD 14 milhões numa nova linha de produção de garrafas de plástico PET na fábrica de Nampula.

A CCSM iniciou as operações com apenas 55 trabalhadores e o seu crescimento resultou no aumento deste número para 922 pessoas directamente empregadas até ao final de 2023. Estes investimentos não só fortaleceram a presença da CCBA em Moçambique, como também contribuíram para o desenvolvimento económico e social do país.

A CCBA é o 8º. maior parceiro engarrafador da Coca-Cola do mundo em termos de receita e o maior no continente. Representa mais de 40% de todos os produtos Coca-Cola vendidos em África em volume.

Com mais de 18.000 funcionários em África, a CCBA atende mais de 720.000 clientes com uma variedade de marcas internacionais e locais. O grupo foi formado em Julho de 2016 após a bem-sucedida combinação das operações de engarrafamento do sul e leste de África dos negócios de bebidas não alcoólicas prontas a beber da The Coca-Cola Company, SABMiller plc e Gutsche Family Investments.

Os accionistas da CCBA actualmente são: The Coca-Cola Company com 66,5% e Gutsche Family Investments com 33,5%. A CCBA opera em 15 países, incluindo seus seis principais mercados: África do Sul, Quénia, Etiópia, Uganda, Moçambique e Namíbia, bem como Tanzânia, Botswana, Gana, Zâmbia, as ilhas de Comores e Mayotte, Eswatini, Lesoto e Malawi.

About Us

The argument in favor of using filler text goes something like this: If you use arey real content in the Consulting Process anytime you reachtent.

Instagram

Cart