O óleo de coco, um produto que já foi considerado um vilão na nutrição, vem conquistando cada vez mais espaço nas prateleiras e na consciência popular graças aos seus diversos benefícios comprovados. Estudos recentes têm revelado que a versatilidade do óleo de coco vai muito além da culinária, abrangendo aspectos de saúde e beleza surpreendendo especialistas e consumidores.

Um dos principais benefícios do óleo de coco é a sua capacidade de promover a saúde cardiovascular, contendo ácidos graxos de cadeia media que ajudam a emagrecer e melhoram o bom funcionamento do coração.

O óleo de coco é um excelente aliado para quem está a seguir uma dieta alimentar e pretende perder peso, pois, ao consumir o óleo 20 à 30 minutos antes da refeição, ele tira o apetite, fazendo com que a pessoa se sinta saciado com uma quantidade menor de refeição.

Segundo a especialista em nutrição Patrícia Leite, o óleo de coco pode ajudar a emagrecer e pode também trazer uma série de benefícios à saúde, que vão desde à melhoria dos níveis de colesterol até à diminuição dos estoques de gordura abdominal.

Além disso, Leite revela que uma característica do óleo do coco, é, exactamente, a de suportar temperaturas mais altas sem perder as suas propriedades nutritivas nem formar compostos tóxicos, o que torna uma excelente opção ao azeite – que não deve ser aquecido acima de 100º. C. Assim, pode-se usar o óleo de coco para grelhar o frango, o bife ou mesmo para refogar o arroz e o feijão.

Outro benefício é o seu potencial antibacteriano e antifúngico, tem a capacidade de combater bactérias e deixar o sistema imunológico robusto.

Já no campo da beleza, torna-se um verdadeiro aliado estético, servindo como hidratante natural e eficaz. Com propriedade muito rica para a pele e cabelo, ajudando a combater o ressecamento e promovendo hidratação. Além disso, muitos dermatologistas recomendam o uso do óleo de coco como removedor de maquiagem pois não obstrui poros.

De acordo com o website “Vistancience”, para quem busca cabelos mais hidratados, o óleo de coco é uma opção fácil de máscara. Ele pode ser combinado com diversos elementos, a mais famosa para essa finalidade é a babosa. Basta deixar essa máscara actuar de 20 à 30 minutos nos cabelos limpos e secos (use uma touca térmica para potencializar o efeito) e lavar com shampoo em seguida. Tome o cuidado de retirar bem esse hidratante natural dos seus fios, caso contrário seu cabelo ficará com aspecto pesado e oleoso.

Algumas pessoas podem ser intolerantes ao óleo de coco, ainda que não o saibam. Para saber se é uma delas, comece a fazer o uso do óleo em pequenas quantidades (uma colher de café por dia, por exemplo) até certificar-se de que não tem intolerância ao alimento. Caso se sinta enjoado ou com a cabeça pesada logo após o consumo do óleo de coco, suspenda imediatamente o uso do produto.

Com a constante consciencialização dos benefícios que o óleo de coco tem, o mercado desse produto tem se expandido e várias indústrias tem incorporado o óleo, na composição dos seus produtos industriais e outros até como ingrediente principal.

author-img_1

Lurdes Domingos

Chamo-me Lurdes Francisco Domingos, tenho 22 anos de idade, e moro na cidade da Matola. Curso o 4º. ano de Licenciatura em Jornalismo na Escola de comunicação e Artes (ECA) da Universidade Eduardo Mondlane (UEM). Tenho admiração pela área televisiva e escrita e em estágio na Entre Aspas concentro-me em Lifestyle & Bem-estar.

About Us

The argument in favor of using filler text goes something like this: If you use arey real content in the Consulting Process anytime you reachtent.

Instagram

Cart