Para os que acorreram a Cumbeza, em Marracuene, no segundo dia do Festival Azgo (25), voltaram não só saciados, mas com uma nova forma de ver a culinária moçambicana e a criação de cocktails. É que num dos cantos do maior evento de artes em Moçambique realizava-se uma experiência de sabores da Johnnie Walker, onde a comida e a bebida tinha um toque local.
De um lado estava o Chef Couto, experimentando novos sabores e descobrindo novos paladares e do outro estavam Justino Zavale e Carlos Matecane, que colocavam temperos locais às bebidas. Aliás, a ideia era que a comida e a bebida se cruzassem e permitissem novas descobertas, como forma de exaltar a rica herança africana em termos de ingredientes e frutos locais.
A nossa reportagem testemunhou uma demonstração de fogo de Chef Couto que preparava barriga de porco com sal e ervas finas e que foi servido com mucapata. Mas não só, as experiências de Chef Couto juntaram ainda picanha, alcântara e maminha combinando com mucapata, mandioca e xima.
Para Chef Couto, esta experiência abre um novo capítulo na sua carreira, até porque, como indica, a vida de um chef de cozinha é constantemente uma grande descoberta e este ensaio “trouxe-me a possibilidade de descobrir mais um talento que tem em mim, porque a gente nunca chega lá no topo, está sempre buscando alguma coisa”, partilha, acrescentando que se sente feliz e privilegiado por ter sido escolhido para esta experiência e “hoje me sinto ‘moçambileiro’”, conclui.
Justino Zavale, por sua vez, assume que foi uma experiência muito grande e gratificante celebrar o Dia de África, trazendo cocktails jamais vistos, com malambe, piri-piri, manga, maracujá e melancia, entre outros produtos nacionais.
“Foi uma experiência única, pois percebemos que as pessoas estavam a gostar muito das novas propostas de cocktails e pude perceber, afinal, que é possível deixar as pessoas felizes com ingredientes nacionais, sem precisarmos usar químicos ou ingredientes estrangeiros”, aponta.
De acordo com o gestor de Marketing da Johnnie Walker, Adrian De Wet, esta foi uma oportunidade de celebrar África, reconhecendo a sua a rica e orgulhosa cultura, ao “juntarmos sabores e ingredientes moçambicanos em alguns cocktails e na culinária.”
Designado ‘Johnnie Walker African Flavour Experience’, a experiência gastronómica no Festival Azgo, que pela primeira vez acontece em Cumbeza, teve duas sessões de provas, contando com um universo de 200 pessoas, para além de outras que apareciam para apreciar o cenário de ferro e fogo, fazer fotos e matar curiosidade sobre diversos assuntos à volta da culinária local.
Refira-se que o Festival Azgo, para além desta experiência gastronómica, juntou várias iniciativas culturais em Cumbeza, a frisar moda, artesanato, fotografia, bem-estar e, claro, muita música.