Falar de desenvolvimento cognitivo das crianças é referir-se a um conjunto de actividades que são desenvolvidas pelos pais e encarregados de educação com vista a estimular a criança a desenvolver habilidades de fala, pensamento, interacção, raciocínio, criatividade, inteligência emocional e tomada de decisão ainda que seja na infância.

A educação infantil é muito importante para o desenvolvimento das crianças, por isso os pais e encarregados de educação devem estar sempre aptos a criarem ambientes que estimulem o cérebro das crianças

De acordo com o website “Pedagogia ao Pé da Letra”, uma das formas de auxiliar nesse processo é conhecer e aplicar algumas estratégias pedagógicas que podem ser muito úteis. Uma delas é a utilização de jogos e brincadeiras que estimulem a atenção, a memória e a resolução de problemas. Jogos de tabuleiro, construções com blocos de montar, actividades de sequenciamento e quebra-cabeças são algumas opções que podem fazer parte da rotina de ensino.

Além disso, outra opção é investir em actividades que envolvam a linguagem, como a leitura de histórias e a elaboração de narrativas.

Actividades como essas ajudam as crianças a desenvolverem as suas habilidades de leitura, compreensão, e ajudam a ter um pensamento estruturado, bem como criam, nas crianças, o desejo de querer saber mais, compreendendo o mundo à sua volta, por isso tornam-se mais activas, tendo a ousadia de saber colocar questões para serem esclarecidas, tanto na sala de aulas, assim como junto aos seus pais e encarregados de educação.

Por esse motivo, é sempre bom incentivar as crianças a participar de jogos, brincadeiras interactivas, como é o caso de brincadeiras de advinhas, mímica construção de bloquinhos, dominó que estimula a concentração das crianças, quebra-cabeças, o desenho e outras actividades que exijam atenção e foco, jogos desportivos e até mesmo resolução de problemas.

Além do mais, é importante criar uma rotina de actividades diárias. Fazer um planeamento diário das actividades a serem executadas junto às crianças é um bom método evitando o caso de incorrer para situações das crianças ficarem entediadas, ocupando sua mente, brincando mas também aprendendo algo.

“Deixe a criança experimentar diferentes texturas, sons e cores e estimule a curiosidade. Quando uma criança aprende através da exploração activa, ela é capaz de desenvolver a sua capacidade cognitiva ao mesmo tempo que se diverte”.

De lembrar que é de suma importância que os pais e encarregados de educação estejam sempre por perto dos seus educandos, pois é uma fase que a criança está em crescimento e precisa do acompanhamento deles, ajudando a promover um ambiente de aprendizado estimulante e desafiador, assim, o educador ajudará a desenvolver as habilidades cognitivas das crianças, preparando-as para um futuro de sucesso académico e pessoal.

author-img_1

Lurdes Domingos

Chamo-me Lurdes Francisco Domingos, tenho 22 anos de idade, e moro na cidade da Matola. Curso o 4º. ano de Licenciatura em Jornalismo na Escola de comunicação e Artes (ECA) da Universidade Eduardo Mondlane (UEM). Tenho admiração pela área televisiva e escrita e em estágio na Entre Aspas concentro-me em Lifestyle & Bem-estar.

About Us

The argument in favor of using filler text goes something like this: If you use arey real content in the Consulting Process anytime you reachtent.

Instagram

Cart