É já este sábado que Moçambique acolhe a maior Conferência de Ciência de Dados e Inteligência Artificial no país. Trata-se de DataWave, evento acontecer a partir das 8h30, no Centro Cultural Moçambique-China, em Maputo.
A DataWave irá contar com painéis, palestras e sessões práticas denominadas codelabs, de modo a garantir que os participantes possam ter uma contextualização sobre a relevância do campo de ciência de dados, bem como entender conceitos básicos e poder criar os seus primeiros modelos.
É objectivo deste evento juntar entusiastas e profissionais apaixonados por imergir num mar de dados, contadores de histórias por meio da informação gerada.
No ano passado, na realização da sua primeira edição, a DateWave foi bem recebida pelo público. Com a temática “Explorando o Potencial da Ciência de Dados e Inteligência Artificial”, a conferência contou com mais de mil pessoas interessadas, e conseguiu ter presente no evento cerca de 300 participantes, onde foram expostos às oportunidades que se abrem com o domínio da Ciência de Dados e da Inteligência Artificial que se coloca como amigo do homem e, na mesma, como um “inimigo”.
O evento serviu como ponte entre profissionais das áreas de dados e inteligência artificial, aspirantes pela área e amantes da tecnologia, onde tornou-se possível perceber oportunidades e desafios no ramo da ciência de dados no contexto local e explorar a criação de modelos e exploração de dados.
“O DataWave foi um evento muito importante para o início da minha carreira como engenheiro de dados. Pude lá interagir com profissionais dessa área e assim perceber melhor do que se trata e o que é esperado de um profissional com essas qualidades”, comentou Pedro Madabula através do website da organização.
Já Bonifácio Simbini, no mesmo website, disse ter sido um dos melhores eventos em que já participou, “recheado de especialistas da área de dados em Moçambique que trouxeram grandes insights, que uso até hoje. Pude me conectar com profissionais e entusiastas de dados, trocar ideias, etc”.
Para este ano, a Mozdevz tem como novidade duas salas laboratoriais – sendo a de Análise de Dados e a outra de Engenharia de Dados, onde o participante tem a prorrogativa de escolher uma delas.
Recorde-se que as inscrições ao evento ainda estão abertas, podendo inscrever-se através da internet, procurando o menu para o efeito e escolher entre os três pacotes disponíveis.