Deodato Siquir e Freedom Tree em concerto amanhã no Museu Mafalala

Deodato Siquir, músico e produtor multifacetado, há muitos anos radicado na Escandinávia, apresenta-se amanhã (15), no palco do Museu Mafalala, na companhia do Freedom Tree: Rubem Farias (Br) e Steinar Aadnekvam (NO).

Nascido e crescido nos históricos subúrbios de Maputo, entre a Mafalala, Maxaquene e o Xipamanine, Deodato toca pela primeira vez em Moçambique os temas deste projecto colaborativo - uma abordagem sonora ecléctica, baseada no jazz contemporâneo, ritmos latinos e a moçambicaníssima marrabenta.

“Freedom Tree” é uma banda criada na Escandinávia, em 2012, por três artistas de origens dispersas e que encontram na música um elemento unificador.

Composto por Deodato Siquir (MZ); Rubem Farias (BR) e Steinar Aadnekvam (NO), o conjunto sobe ao palco do Museu Mafalala, para apresentar, pela primeira vez em Moçambique, os frutos do seu projecto colaborativo.

Com um repertório que revisitará os seus albuns anteriores: “Mutema”, “Balanço” e “Homem Novo”, este concerto na Mafalala promete ser uma noite memorável e de muita nostalgia.

Deodato Siquir e Freedom Tree realizam a sua primeira tournée em Moçambique com o financiamento do Sweedish Arts Council, o apoio do Museu Mafalala e Associação do Músicos Moçambicanos.

Freedom Tree: a liberdade da música

A banda Freedom Tree é fruto das experiências e vivências de cada um dos seus membros, o que confere um processo criativo livre e uma música mesclada, distinta e sem rótulos - simplesmente música!

Deodato Siquir, por exemplo, é um prodígio da bateria. Artista versátil que canta e encanta e também toca guitarra. Proveniente de uma prole de músicos, muito cedo iniciou-se nestas lides.

Deodato integra a “realeza” da música moçambicana, neto de Moisés da Conceição Mandlate (músico moçambicano mais velho vivo) traz, por inerência geneológica, no seu repertório, a influência do renascimento mafalalista e o gênio criativo da marrabenta.

Já Rubem Farias é músico, compositor, produtor e arranjista. Natural da Bahia, Salvador-Brasil. Chega com muito Axé! Traz no seu DNA a ancestralidade e matriz africana que se traduz no groove do seu bass.

Artista experiente e de referência na cena jazz brasileira já tocou com nomes como Gilberto Gil, Mike Stern e Randy Brecker. O seu som representa a espinha dorsal deste projecto com um gingado próprio da textura da música brasileira.

Radicado em Estocolmo-Suécia, este cidadão do mundo, desconstrói os padrões instituídos, recria a estética em cada slap e produz no improviso um novo universo sonoro.

Steinar Aadkvenam, por sua vez, é o integrante mais novo dos Freedom Tree. Guitarrista exímio de jazz, virtuoso, muito aclamado pelo seu estilo peculiar de guitarra acústica. Este gigante norueguês, radicado em Estocolmo, passa o seu tempo entre a Escandinávia e o Recife, no Brasil.

Com uma discografia impressionante, os seus acordes são verdadeira poesia! Qual Bragi a acrescentar a magia viking à mistura afro-latina deste projecto.

About Us

The argument in favor of using filler text goes something like this: If you use arey real content in the Consulting Process anytime you reachtent.

Instagram

Cart