Existem razões inofensivas para dores nas pernas, mas quando afecta apenas uma das pernas e causa dores agudas, formigueiro ou dormência pode, na realidade, ser dor ciática. De acordo com o Serviço Nacional de Saúde Britânico, citado no Huffpost, agregador de blogues, uma em cada 20 pessoas com dores lombares acaba por desenvolver ciática.
Dor ciática acontece, na maioria das vezes, devido a uma “irritação física ou química de uma das raízes nervosas da região lombar”. Pode começar a manifestar-se graças a uma hérnia discal, a causa mais comum; uma estenose espinal; uma espondilolistese; ou uma simples dor nas costas.
Geralmente, afecta apenas numa perna e pode também afectar a anca, a zona lombar, a parte inferior das costas e os pés. Se começar a sentir dor ciática em ambos as pernas pode ser necessário procurar um médico.
É motivo de alarme? Dor ciática “em si é apenas um sintoma” e “não é a origem do problema”. É possível que os problemas nas costas e nos nervos que a causam sejam graves. Isto significa que deve consultar o médico se a dor não melhor depois de a tratar em casa durante algumas semanas ou se estiver a impedi-lo de fazer as suas actividades normais.
Deve procurar assistência médica urgente se começar a sentir “fraqueza ou dormência grave ou agravada em ambas as pernas, dormência à volta dos genitais ou do ânus”.