Eduardo Quive (já) trabalha na oficina criativa pan-africana no Gana

Criar, aprender e ganhar juntos é o mote da CANEX Creative Writing Workshop que este ano convida o escritor e jornalista moçambicano Eduardo Quive a participar da iniciativa pan-africana que reúne criativos e investidores do continente a fim de criar um ecossistema sustentável para as indústrias culturais e criativas.

Liderada por Chimamanda Ngozi Adichie, a oficina que decorre até 22 de Agosto em Abauri, no Gana, vai reunir cerca de 20 escritores de origem africana e caribenha que vão integrar o workshop de escrita criativa que vai incluir profissionais da área jurídica e empresarial que fornecerão informações valiosas sobre os aspectos jurídicos e comerciais da profissão de escritor.

Eduardo Quive mostra-se entusiasmado em integrar a equipa de escritores, considerando que “este workshop tem a profundidade de incluir a componente que nós os escritores não gostamos: encarar a escrita como trabalho e, como tal, termos de ser remunerados de alguma forma. E a forma clássica de remuneração na escrita, são os direitos autorais, os contratos editoriais”.

Isso leva-nos, prossegue Quive, para outras questões relacionadas ao próprio livro e tudo o que se pode desenvolver a volta dele. “Penso que é por isto, sobretudo, que tenho a vontade de estar neste encontro. E depois vem outro elemento importante, a ligação com o nosso continente. São poucas oportunidades que nos juntam entre africanos, na nossa diversidade e complexidade. Vai ser bom encontrar e conhecer autores africanos e por via disso traçar possíveis rotas de mobilidade para as nossas obras”, explicou.

CANEX é uma plataforma de apoio às indústrias culturais e criativas africanas (ICC), um programa criado pelo Banco Africano de Exportação e Importação, Afreximbank, em apoio às ICC em África, que foi especificamente concebido para os criadores africanos, para lhes permitir rentabilizar os seus conteúdos no panorama digital.

O Workshop de Escrita Criativa da Fábrica de Livros CANEX colabora com a Fundação James e Grace Adichie e com a Narrative Landscape Press Limited para oferecer este workshop dedicado à arte da prosa. Como parte da iniciativa mais ampla da Fábrica de Livros CANEX, que se dedica a destacar a cadeia de valor do livro em África, o workshop irá apoiar e desenvolver o talento literário em África e na sua diáspora, bem como tornar-se um espaço de partilha, discussão e troca de soluções para incentivar os criativos a encontrar formas inovadoras de melhorar os seus rendimentos e fazer crescer as suas carreiras.

Eduardo Quive tem o percurso marcado por criação de condições para encontros, intercâmbios e projectos colectivos nas artes e a literatura em particular. Recentemente, lançou a obra “Mutiladas” e coordena uma série de encontros literários mensais nas cidades de Maputo e Matola.

About Us

The argument in favor of using filler text goes something like this: If you use arey real content in the Consulting Process anytime you reachtent.

Instagram

Cart