No âmbito da divulgação e promoção do seu mais recente trabalho discográfico “Sense of Presence”, que nos leva a viajar para diferentes destinos sonoros almejados por ouvidos apurados, Elcides Carlos apresentará, esta sexta-feira (29), no Centro Cultural Franco-Moçambicano (CCFM), um concerto intitulado “Jazz Aboard”.
Na tripulação, que terá como convidados o guitarrista João Cabral, o compositor e intérprete Bhaka Yafole e a cantora Lalah Mahigo, Elcides Carlos faz-se acompanhar por: Tony Paco, na bateria; Lelas Mavie, no Baixo; Nicolau Cauneque, nos teclados; Sarmento de Cristo, nos saxofones; Fernando Morte, na percussão; Sheila Malijane e Gilson Marqueza, na voz.
Segundo o ensaísta Cremildo Bahule, “o que me chama a atenção no disco «Sense of Presence», e certifiquei no espectáculo, é que as composições deste álbum trazem uma honestidade quase ingénua, bem própria de um disco de estreia. São composições com um olhar de novidade para a vida e as experiências que ainda se enquadram como primeiras. Realmente, existe uma sensação de busca por uma presença que só o artista saberá nos dizer e confirmar, quiçá, no segundo ou terceiro álbum. O derradeiro aspecto que é importante de ser mencionado é o modelo dialéctico de apresentação das composições’’.
Para o poeta Amosse Mucavele, a qualidade do álbum corresponde também aos 18 anos de aprendizado e a consequente afirmação no cenário musical nacional e internacional, devolvendo-lhe o seu lugar predilecto no mundo do jazz.
“Sense of Presence” é feito de uma genialidade que gera consensos e algumas paixões inesperadas, sublinha Mucavele, acrescentando que a “a pluralidade do seu valor simbólico e a visibilidade dos trilhos do seu eterno mestre e professor João Cabral, o percursor do seu trajecto musical, tendo a guitarra como o seu porto seguro e o jazz como seu horizonte.”
Elcídes Carlos é daqueles músicos cujo o tempo deu-lhe o bónus da criatividade e maturidade; é daqueles músicos que desde cedo já conhecia o caminho a trilhar, ainda em tenra idade, convivia e ouvia grandes vozes e exímios instrumentistas de várias latitudes musicais: James Brown, Martinho da Vila, Manu Dibango, Steve Kekana, Fany Mpfumo, entre outros.