Énia Lipanga realiza oficina de escrita criativa para inspirar talentos emergentes

A poetisa e activista social Énia Lipanga realiza a oficina de escrita criativa “Os porquês da poesia”. Trata-se de um workshop online que visa inspirar talentos literários emergentes.

“Os porquês da poesia” promete desbloquear o potencial artístico de cada participante, por isso é um projecto destinado a indivíduos que almejam expressar as suas emoções e pensamentos por meio da escrita, porém se encontram hesitantes ou inseguros para dar os primeiros passos.

São, ao todo, quatro encontros online, a acontecer às terças-feiras, 19h00, sendo o primeiro ainda neste mês de março (26) e os restantes em abril (02, 09 e 16), com uma turma limitada a apenas 30 participantes, visando assegurar atenção personalizada e feedback valioso para o desenvolvimento das habilidades literárias dos participantes.

Espera-se, no entanto, uma sessão especial na presença do escritor Eduardo Quive, que se juntará à turma para ministrar o módulo sobre poeticidade.

“Os porquês da poesia” é uma questão intrigante, que persegue Lipanga desde que começou a escrever poesia, conforme conta a Entre Aspas, acrescentando que o seu exercício de escrita também anda em busca desta resposta.

Ora, assegura-nos, esta oficina não pretende encontrar esta resposta tanto quanto enigmática, mas, com certeza, “iremos, em conjunto, tentar decifrar o quê deste refúgio que é a poesia”.

“Será uma resposta conjunta, pois creio que irei acolher pessoas que também escrevem poesia e não só. É uma provocação tanto para mim quanto para os participantes, numa busca pela essência do que nos move através das palavras e das emoções”, partilha Lipanga.

Entre a arte e o activismo: um exercício de cidadania e inclusão

Énia Lipanga, nascida no dia 04 de abril, é rapper, poetisa e activista social para a defesa dos Direitos Humanos da Mulher e advoga na área da inclusão social. É mentora do Evento Palavras São Palavras, que há 12 anos, mensalmente, une a poesia e as outras artes e promove novos talentos na área da poesia. Integra o grupo de RAP Revolução feminina, que insta as mulheres a se empoderarem bem como a lutarem pelos seus direitos, através da música e da poesia. Tem os seus poemas publicados em várias antologias comemorativas dos encontros dos poetas da CPLP onde ela representa Moçambique. Tem três livros publicados: “Sonolência e Alguns Rabiscos”, que é o primeiro livro de poesia em tinta e braille em Moçambique, “Para Enxugar as Nodoas dos meus Olhos”, lançado em 2021 e “Ensaios da partida”, de 2023. Énia Lipanga acredita que a igualdade de género e inclusão devem ser prioridade das agendas político-sociais para uma sociedade em harmonia.

author-img_1

Elcídio Bila

Elcídio Bila é jornalista há 10 anos, escrevendo sobre artes e outros assuntos transversais. Tem passagens por dois órgãos de comunicação e diversos projectos de Media. Trabalha também como copywriter e Oficial de Relações Públicas em agências de comunicação. É fundador e director editorial da Entre Aspas.

About Us

The argument in favor of using filler text goes something like this: If you use arey real content in the Consulting Process anytime you reachtent.

Instagram

Cart