As escovas de dentes são fundamentais no dia-a-dia de qualquer pessoa. São responsáveis por preservar e manter a higiene e a saúde bucal. No entanto, após um período de uso contínuo, estas perdem a sua eficácia.
Muita gente questiona qual o período pode usar a mesma escova de dentes. Por falta de informações, muitas pessoas acabam ficando por longos períodos com a mesma escova
Em um mundo onde a saúde bucal é frequentemente negligenciada, especialistas alertam para a importância de trocar a escova de dentes a cada três a quatro meses. Apesar de muitos acreditarem que a escova pode durar muito mais tempo, o uso prolongado pode comprometer a eficácia na limpeza dos dentes e das gengivas.
De acordo com a American Dental Association (ADA), as cerdas da escova de dentes desgastam-se com o tempo e perdem a sua capacidade de remover a placa bacteriana, aumentando o risco de cáries e doenças gengivais. Além disso, escovas danificadas podem acumular bactérias, tornando-se um foco de infecções.
Matthew J. Messina, dentista cirurgião estadunidense, alerta para os perigos e diz que “não substituir a sua escova de dentes com frequência suficiente pode afectar a limpeza dos seus dentes, uma vez que a eficácia da escova de dentes diminui à medida que começa a desgastar-se”.
Marina Gonchar, dentista portuguesa acrescenta que o uso de escova de dentes estragadas “também pode resultar em danos nas gengivas e possível recessão gengival”. É ainda possível que “a utilização excessiva de uma escova de dentes resulte na propagação de bactérias nocivas, aumentando o risco de infeções orais e de mau hálito”.
A recomendação é ainda mais rigorosa para aqueles que estão doentes ou que apresentam sinais de desgaste nas cerdas. “Se você perceber que as cerdas estão desbotadas ou se espalhando, é hora de trocar sua escova”, afirma o dentista brasileiro João Silva. “A saúde bucal é essencial não apenas para um sorriso bonito, mas também para a saúde geral”, alerta.
Uma série de problemas pode ter origem em função do estado da escova. Um exemplo clássico é a doença periodontal, que prejudica desde a gengiva até o osso de sustentação dos dentes. Essa doença pode causar a perda dos dentes.
Portanto, na próxima vez que você escovar os dentes, lembre-se de verificar sua escova. Uma simples troca a cada três meses pode ser a chave para manter um sorriso saudável e evitar problemas futuros. Cuide da sua escova como cuida do seu sorriso!
Lurdes Domingos
Chamo-me Lurdes Francisco Domingos, tenho 22 anos de idade, e moro na cidade da Matola. Curso o 4º ano de Licenciatura em Jornalismo na Escola de comunicação e Artes (ECA) da Universidade Eduardo Mondlane (UEM). Tenho admiração pela área televisiva e escrita e em estágio na Entre Aspas concentro-me em Lifestyle e Bem-estar.