O psicólogo moçambicano Carlitos Mugodoma diz que a falta de condições no local de trabalho propicia o esgotamento profissional, transtorno que leva a cansaço físico e psicológico.

Para o psicólogo, quando no clima organizacional há ruídos, os colaboradores não se entendem, não coordenam, não estão engajdos, automaticamente, esses colaboradores não conseguem atingir as suas metas.

Falando em entrevista exclusiva a Entre Aspas, Mugodoma salieta que esses pequenos aspectos não muito bem controlados podem contribuir para que o colaborador tenha problemas afectivos, não só no local de trabalho mas também na esfera social, transbordando nas relações entre amigos ou família.

Uma das ferramentas que o psicólogo acredita ser indispensavel para evitar o esgotamento profissional é que as empresas devem ter um plano estratégico muito bem definido e adoptar-se aquilo que considera dinâmicas de grupo.

“Eu treino os meus colaboradores tendo em conta aquelas necessidades. Por outro lado, coloco os meus colaboradoes numa dinâmica de grupo, uma simulação na prespectiva de colaborador”, avançou Mugodoma.

Carlitos Mugodoma falou também sobre um fenómeno frequente nas empresas, que é a pressão por resultados. Para o especialista, esta pressão resulta da falta de definição de metas claras.

“Quando a empresa ou a entidade empregadora não define metas claras num determinado mês, este colaborador começa a ser exigido resultados, o que de alguma forma faz com que este colaborador começe a ter problemas físicos e psicológicos”, acrescentou.

Falta de suporte e reconhecimento reduz eficiência laboral

Um dos aspectos que o psicólogo acredita ser um calcanhar de Aquiles para o colaborador de uma determinada empresa é a falta de suporte e reconhecimento.

Para Mugodoma, o suporte passa pelo acompanhamento integral que um gestor de empresa tem que fazer ao seu colaborador. Acções como perguntar sobre a sua saúde e saber mais sobre si e família ampliam o engajamento do colaborador na empresa.

“O reconecimnto ajuda sobretudo na motivação do colaborador em duas instâncias, intrícica e extrícinca”, referiu.

De recordar que o Esgotamento Profissional, também conhecido como sindrome de Burnout, é um estado de esgotamento físico, emocional e mental causado por estresse prolongado ou excessivo, especialmente no ambiente do trabalho.

About Us

The argument in favor of using filler text goes something like this: If you use arey real content in the Consulting Process anytime you reachtent.

Instagram

Cart