O estudo independente ou autodidactismo é uma forma de aprender por conta própria, a pessoa busca conhecimento sem necessariamente estar ligado a uma instituição de ensino ou profissional.

Uma pessoa autodidacta caracteriza-se por ser auto-disciplinada, autónoma, sempre quer aprender algo, por isso busca meios possíveis que possam satisfazer desejo de conhecer mais. Qualquer pessoa pode desenvolver essa habilidade basta ter dedicação e esforço par alcançar este patamar.

Em um mundo cada vez mais digital, a capacidade de aprender de forma independente torna-se uma habilidade muito valiosa, ainda mais uma necessidade para área académica e para o mercado de trabalho.

Uma das épocas que impulsionou mais a existência de auto-didatismo foi a época da pandemia da Covid-19, onde diversas instituições de ensino públicas e privadas, assim como profissionais tiveram que encerar por um tempo, como forma de controlar os impactos da doença. Foi aí que várias pessoas tiveram de buscar conhecimento por si só para complementar as aulas online que tinham.

Sem o contacto físico com os professores e colegas de classe, o estudante teve o novo desafio de buscar mais informações, que, na verdade, é o seu dever como estudante porque o professor apenas está para orientar o estudante, ele, por seu turno, deve buscar mais conhecimento para além daquele que adquire em sede de sala de aula.

Segundo o website “Mundo Vestibular”, as pessoas auto-didactas possuem um perfil muito particular, geralmente são curiosas, persistentes e possuem muita vontade de aprender e aprimorar os seus conhecimentos. Elas estão sempre em busca de novas informações e habilidades, e são capazes de se motivar e se organizar para alcançar os seus objectivos."

Muitas vezes, as pessoas autodidactas são vistas como indivíduos autónomos e independentes, pois são capazes de adquirir novos conhecimentos sem precisar de uma estrutura formal de ensino. O autodidactismo, muitas vezes, está associado à capacidade de flexibilidade e personalização. Os indivíduos podem escolher como estudar, quando estudar, tendo em vista as suas necessidades e escolhas.

Ainda de acordo com este portal, “ser autodidacta tem as suas vantagens e pode ser uma excelente forma de aprender. Tais como a flexibilidade de horários, economiza dinheiro, possibilidade de escolher o próprio ritmo de estudo, desenvolvimento da disciplina e autodisciplina”.

Entrentanto, o auto-didatismo não é isento de desafios. A falta de estrutura e acompanhamento pode levar a desmotivação e a dificuldade em manter um ritmo de aprendizado constante. Especialistas sugerem que, para optimizar o aprendizado independente, é importante que os auto-didactas estabeleçam metas claras, criem um cronograma de estudos e busquem comunidades online onde possam compartilhar experiências e tirar dúvidas.

À medida que o autodidactismo cresce, empresas vêem como um mecanismo muito eficaz, para o sucesso de uma vida académica e profissional para o aprimoramento e aperfeiçoamento dos futuros colaboradores no mercado de emprego.

author-img_1

Lurdes Domingos

Chamo-me Lurdes Francisco Domingos, tenho 22 anos de idade, e moro na cidade da Matola. Curso o 4º. ano de Licenciatura em Jornalismo na Escola de comunicação e Artes (ECA) da Universidade Eduardo Mondlane (UEM). Tenho admiração pela área televisiva e escrita e em estágio na Entre Aspas concentro-me em Lifestyle & Bem-estar.

About Us

The argument in favor of using filler text goes something like this: If you use arey real content in the Consulting Process anytime you reachtent.

Instagram

Cart