Excursão a Nwadjahane inicia amanhã. Evento celebra uma década de história

Durante quatro dias, o distrito de Mandlakazi, em Gaza, vai acolher a décima excursão a Nwadjahane, evento a ter lugar entre os dias 20 e 23 de Junho.

Trata-se de uma iniciativa do Instituto Superior de Artes e Cultura (ISArC) e tem o objectivo de criar intercâmbio cultural e trocas de experiências entre várias instituições de ensino superior, estudantes, professores e comunidade local com interesses culturais e de turismo, através de um acampamento interinstitucional, debate sobre a vida e obra de Eduardo Mondlane, oficinas de artes visuais, mostra de fotografia e sessões de cinema.

Para além disso, esta é uma rica oportunidade para a produção de trabalhos manuais utilizando técnicas variadas como pintura, colagem, recorte, gravura, escultura, instalações sobre vida e obra de Eduardo Chivambo Mondlane; produção de peças artesanais utilizando matérias reciclados e sucatas em Nwadjahane; criação de um espaço artístico denominado cantinho do ISArC e sarau cultural com música, poesia e dança.

Entre os protagonistas desta iniciativa, destacam-se Kwanja Jawares, que realizará as dinâmicas de grupo; Arlindo Ouguana e Rosendo, responsáveis pela dinamização das conversas à volta da fogueira; Maria Manjate e João Mucavele, que vão discutir sobre o tema ‘Património Mundial em África e Programas de Educação e Capacitação de Jovens’; Énio Tembe e Crisalda Simbine vão partilhar a ‘Experiência de Gestão de Património Cultural’; Teófelo Fumo vai dirigir Oficina de cinema e Projecção de Filmes; para além de NBC Gás Butano, que vai lançar o livro ‘Sarau Cultural Nyunga Nyunga’.

A participação a excursão foi possível mediante um pagamento de uma taxa que cobre a viagem e a logística ou através de um convite formulado pela organização.

‘Excursão a Nwadjahane’ é uma iniciativa do projecto ‘Pelo Património, por Mondlane’, levado a cabo pelo ISArC, instituição estatal do Ensino Superior que visa a formação de criadores, técnicos e gestores culturais em diversas áreas das artes e cultura em Moçambique. É, também, propósito institucional do ISArc a valorização, difusão e intercâmbio do conhecimento artístico-cultural e técnico-científico com outras instituições culturais em particular e as comunidades no geral.

Refira-se que Eduardo Mondlane nasceu a 20 de Junho de 1920, na província de Gaza, distrito de Mandlakazi, posto administrativo de Chalala e localidade de Nwadjahane, e morreu a 3 de Fevereiro de 1969, em Dar-es-Salam, na Tanzânia e em sua homenagem, o local onde residia com a sua família, foi declarado património cultural, designado ‘Local Histórico de Nwadjahane’.

author-img_1

Elcídio Bila

Elcídio Bila é jornalista há 10 anos, escrevendo sobre artes e outros assuntos transversais. Tem passagens por dois órgãos de comunicação e diversos projectos de Media. Trabalha também como copywriter e Oficial de Relações Públicas em agências de comunicação. É fundador e director editorial da Entre Aspas.

About Us

The argument in favor of using filler text goes something like this: If you use arey real content in the Consulting Process anytime you reachtent.

Instagram

Cart