É já este sábado (24) que a cidade de Maputo vai testemunhar o cruzamento entre a festa de verão e o desfile de moda. Trata-se de Fancy Summer, evento que acontece pelo segundo ano consecutivo, expondo empresas e marcas de moda conceituadas e emergentes.
Uma das marcas que estará a exibir a sua colecção é MC Crochets, da estilista moçambicana Minalda Chilala, que faz a sua apresentação inaugural aos eventos Fancy.
“Esta será a minha primeira aparição nesse desfile”, confessa Chilala, acrescentando que tem acompanhado a página da Fancy e quando viu o anúncio sobre as candidaturas de estilistas não pensou duas vezes e “confesso que não esperava que a minha inscrição fosse aceite”.
Para a marca, participar deste evento é uma grande oportunidade, pois acredita que irá conhecer vários estilistas e espera conseguir criar parcerias e oportunidades durante o dia de desfile.
MC Crochets leva à passarela do Fancy Summer uma colecção nova, na verdade ainda em criação, por isso nem nome sequer tem. A única certeza que a estilista tem é de que a colecção vai reflectir a temática do evento: moda praia.
“A colecção ainda está em produção, pois trabalho sozinha. Tenciono levar uma semana para concluí-la. Algumas peças já estão feitas, então, no decorrer dos dias, quase na chegada da data do evento, as peças já estarão prontas”, acredita Chilala.
É uma colecção feita à mão, à base de croché, como o nome da sua empresa revela. Para a sua produção, conta Chilala, “busquei inspiração em estilistas internacionais, precisamente nigerianas, pois admiro bastante o trabalho delas na área do crochê feito à mão.”
Ainda que Chilala trabalhe desde 2020, foi ano passado que o trabalho começou a ser levado mais a sério. “A marca foi criada em 2022 e de lá até cá tive várias oportunidades. Por exemplo, no ano passado, pela primeira vez, participei do Mozambique Fashion Week (MFW), maior evento de moda no país, uma oportunidade única e que foi algo bem inovador.
Para o presente ano há muitas expectativas, mas a maior delas é ter uma loja física, de forma a poder abranger mais pessoas, portanto, assume, “o meu grupo-alvo ainda é muito limitado.”