A artista plástica moçambicana Fauziya Fliege está imparável. Enquanto decorrem duas exposições, estreou, semana passada (14), mais uma mostra de artes plásticas. Desta vez chama-se ‘África nos teus olhos’ e está patente no Museu Municipal de Cartago, na Costa Rica.
Trata-se de uma exposição que procura transmitir a essência e a diversidade da cultura africana através de uma variedade de obras que captam imagens e emoções únicas.
“Nesta exposição, poderás apreciar a beleza e a riqueza da minha terra natal, do meu continente. Algumas das obras representam casas em bairros construídos com barro e palha, locais de paz e beleza onde a agricultura é parte fundamental da vida quotidiana”, descreve Fliege, acrescentando que, além disso, “existem obras que mostram mulheres nas suas actividades laborais, destacando a sua importância e contribuição à vida.”
São obras criadas com recurso a técnicas impressionistas e figurativas abstractas, com clara inspiração na obra-prima de Van Gogh, ‘Campo de Trigo com Ciprestes’, de 1889.
Esta escolha, justifica a artista, deve-se à incrível técnica e às cores vibrantes utilizados por Van Gogh, que reflectem perfeitamente a vitalidade e a energia de África.
‘África nos teus olhos – um continente de beleza e encanto’, traduzido do espanhol, vai decorrer até 16 de Junho.
De recordar que ainda está patente a exposição ‘Arte, cultura e sabor africano’ até dia 31 de Maio, no Museu de Guanacaste, na cidade da Libéria, Costa Rica – uma mostra que também exalta a beleza e a vibração da arte e cultura africanas, através de uma colecção de pinturas abstractas que oferecem um vislumbre colorido.
Na Embaixada da Alemanha daquele país também decorre uma outra exposição individual, esta denominada ‘A selva africana no teu coração’, que enaltece a natureza exuberante e selvagem de África.
Já em Maio, estão agendadas três exposições colectivas, desta vez na Itália. Uma exposição terá lugar em Roma, no dia 8, no Instituto Ítalo Latino-Americano, em parceria com a Embaixada da Costa Rica em Itália; a outra mostra terá lugar na Galeria Asís, no dia 10; e, para encerrar, no dia 18, será no Museu Diocesano e Capilorare di Terni.