O Ministério da Cultura e Turismo, através do Instituto Nacional do Turismo, realiza a 10ª. edição da FIKANI Moçambique – Feira Internacional de Turismo, de 8 a 11 de Agosto próximo, no Centro Cultural Moçambique – China, sob o lema: “Turismo, Ferramenta de Desenvolvimento Económico e Transformação Social”.
Com o lema escolhido para esta 10ª. edição, pretende-se transmitir aos fazedores do turismo e ao público em geral que a indústria de viagens e turismo tem o potencial e papel de contribuir para o crescimento e desenvolvimento económicos, cujo impacto se sente com a elevação da qualidade de vida da sociedade, que pode ser beneficiária de postos de emprego, formação académico-profissional, para além de desfrutar de momentos de lazer.
Em termos de participação, são esperados mais de 6.500 visitantes entre nacionais e estrangeiros, mais de 220 expositores e mais de 145 stands, para exposição de produtos e serviços, incluindo serviços complementares a hotelaria, restauração, animação e agenciamento de viagens e passeios turísticos.
A 10ª. edição da FIKANI Moçambique promete ser um marco no calendário de eventos do país, destacando-se como uma vitrina excepcional para as riquezas culturais e turísticas de Moçambique. Este evento, não só proporcionará oportunidade única para os expositores e participantes nacionais e internacionais explorarem as oportunidades de negócios no sector de turismo, mas, também, servirá como palco para a celebração da diversidade e do património cultural moçambicano.
Com uma programação rica e diversificada, a FIKANI Moçambique será uma demonstração do compromisso do país com o crescimento e a sustentabilidade do turismo, por isso estão programados diferentes momentos, dentre eles: exposição de viaturas para o turismo; exposição de arte; degustação da gastronomia nacional; sessões de filmes; espectáculo musical, entre outras actividades.
Esta edição traz como inovação exposição fotográfica, que enaltece os momentos marcantes do turismo em Moçambique nos últimos 10 anos e o Cantinho Palmilhar Moçambique, que traz serviços e pacotes de transportadores aéreos, ferroviários, fluviais e terrestres, actores da conectividade de produtos turísticos;