O filme “A forja – O poder da transformação” (The Forge), uma história que já atraiu mais de três milhões de pessoas às salas de cinema desde a sua estreia no dia 26 de Setembro.
A longa-metragem conta a história de Isaías Wright, um jovem de 19 anos sem planos para o futuro, até que ele é pressionado pela mãe a procurar emprego, consegue uma oportunidade em uma grande empresa e encontra, ali, mais do que um chefe. Ele passa a ter um mentor que muda todo seu direccionamento de vida.
O drama com um pouco mais de duas horas de exibição inspira muitos cristãos sobre a sua fé, perdão, renúncia e o poder da oração.
De acordo com o website “Pleno News”, os criadores da obra cinematográfica, Alex e Stephen Kendrick, já visitaram países como Brasil, no começo de Setembro, para promover o lançamento da produção, que é distribuída pela Paris Filmes em parceria com a 360 WayUp, também para dublagem em Português.
Ainda de acordo com a mesma fonte, fazem parte do elenco Cameron Arnett, que actua como empresário de sucesso, que é o motivador na vida do protagonista; além dele a produção ainda conta com Priscilla Shirer – no papel da mãe de Isaías –, Aspen Kennedy, Karen Abercrombie, T.C. Stallings, BJ Arnett, Ken Bevel, Benjamin Watson, Jonathan Evans, Jerry Shirer e Tommy Woodard.
No desenrolar da história, o protagonista, Isaías, jovem de 19 anos, após terminar o seu ensino médio é desafiado pela mãe a procurar emprego, uma vez que ela é que era única responsável por pagar as contas de casa, já que o seu marido havia abandonado a família, incentivando, assim, o seu filho a tomar responsabilidade rumo a um futuro melhor na sua vida, o que, de certa forma, reflecte a realidade de muitas famílias onde mães solteiras passam por dificuldades para cuidar da sua família sozinhas.
Após conseguir emprego numa grande empresa, o protagonista, para além de trabalhar para o seu patrão o dono da empresa, começa a ser mentoriado pelo mesmo, fazendo parte de um grupo de homens que fazem os seus encontros semanais, mesas de comunhão, mentoria e crescimento, além disso no drama Isaías conta com as orações de sua mãe e amigas.
O filme também olha para o ambiente empresarial, abordando sobre a lealdade de funcionários para com o seu patrão, onde são descritos, em alguns eventos do drama, que a empresa passa por um momento de crise, estando em uma situação em que está prestes a terminar o contrato com um dos seus maiores financiadores e para reverter essa situação os financiadores colocam um concurso que a empresa que conseguir alcançar três mil unidades até 8h00 do dia seguinte renova o contrato.
Seus colaboradores são desafiados a cumprir com a meta depois de já terrem cumprido o deu horário normal de trabalho, fecham o turno e conseguem alcançar a meta assim renovam o contrato de 7 anos com os seus financiadores, mostrando assim o comprometimento que os seus colaboradores tem com seu patrão, não apenas pelo dinheiro mas também pela fidelidade deles.
Lurdes Domingos
Chamo-me Lurdes Francisco Domingos, tenho 22 anos de idade, e moro na cidade da Matola. Curso o 4º. ano de Licenciatura em Jornalismo na Escola de comunicação e Artes (ECA) da Universidade Eduardo Mondlane (UEM). Tenho admiração pela área televisiva e escrita e em estágio na Entre Aspas concentro-me em Lifestyle & Bem-estar.