O fotojornalista Carlos Uqueio dirige, desde segunda-feira (7) a oficina de Fotografia Transversal, uma capacitação voltada a jornalistas, fotógrafos e demais interessados. O evento que acontece no Instituto Guimarães Rosa, em Maputo, reúne mais de 20 participantes.

Entre os diferentes pontos levantados por Carlos Uqueio o destaque vai para a necessidade da formação profissional de repórteres de imagem, também chamados fotojornalistas, pois, existindo uma formação de fotografia, há probabilidade de ter, em Moçambique, mais fotojornalistas capacitados e que prezam pela ética profissional.

“Nós não temos uma escola que forma fotojornalistas, apenas de fotografia”, admite Uqueio, acrescentando que o repórter de imagem é forjado na redacção e não propriamente na escola.

Uqueio demonstrou a sua preocupação e indignação com a desvalorização da profissão, destacando também que existem jornais que não se preocupam em contratar um profissional na área, acabando, assim, por não ter fontes de imagens próprias e plagiando a informação fotográfica de jornais com repórteres de imagem – podendo, as vezes, não respeitar os direitos autorias dos colegas fotógrafos, o que resvala na falta de ética profissional.

Durante a oficina, Uqueio abriu uma sessão de debate com a questão de manipulação e edição de imagens pelos fotojornalistas e concordou-se que existe uma grande diferença entre manipular e editar imagens, onde a manipulação é acrescentar o que não foi capturado pela câmara, o que de ponto de vista fotojornalístico é antiético. O contrário da edição, que é apenas melhorar aspectos que não foi possível com a câmara, exemplo da luz, desfoque, entre outros.

A proposta da oficina vai além do mero aprendizado técnico. Com uma abordagem mais prática e multidisciplinar, diferente da primeira sessão que foi mais teórica, os participantes poderão explorar diversos estilos e temas da fotografia, incluindo a composição e estética visual, técnicas de fotojornalismo e, ainda, explorar a interdisciplinaridade fotográfica.

A oficina de fotografia transversal pretende ampliar o exercício do projecto Entre Aspas, contribuindo para a formação de jovens, com especial atenção aos estudantes de jornalismo sobre a importância da fotografia no exercício da sua profissão.

Carlos Uqueio é um fotojornalista com mais de 15 anos de experiência, conhecido por seu olhar apurado e capacidade de contar histórias através da fotografia.

De recordar que Entre Aspas, uma plataforma crossmedia, actua em quatro segmentos de informação, nomeadamente: Arte e Cultura; Tecnologia e Inovação; Turismo e Meio Ambiente e Lifestyle e Bem-estar.

author-img_1

Denise Fato

Denise Fato é uma estudante de Relações Públicas pela Escola Superior de Jornalismo. Apaixonada pela arte de escrita e todos os ramos da comunicação. É idealista e criativa. É jornalista na revista Entre Aspas, concentrando-se em assuntos ligados a Tecnologia e Inovação.

About Us

The argument in favor of using filler text goes something like this: If you use arey real content in the Consulting Process anytime you reachtent.

Instagram

Cart