A Gala-Gala Edições já escolheu os “originais” para a publicação da chamada “Escrevo para não adoecer”, lançada em comemoração ao quarto aniversário da editora.

Esta chamada, que visa promover a escrita como uma ferramenta de cura, bem-estar e amor, apoia autores na publicação de seus projectos.

O processo de selecção da chamada “Escrevo para não adoecer” envolveu a análise de 35 projectos provenientes de diversas regiões de Moçambique, trabalho de 28 autores homens e três mulheres, abrangendo vários géneros litérarios.

Para a escolha dos quatro projectos, tal como se lê na página oficial da editora no Facebook, a comissão da Gala-Gala Edições baseou-se em cinco critérios, originalidade e inovação, qualidade literária, relevância temática, impacto emocional e diversidade de perspectivas.

Esta colecção terá como foco central obras que exploram o complexo tecido social no país, abordando temas como identidade, saúde mental, desigualdade e as adversidades do cotidiano.

Os escolhidos desta chamada são “Mulhiwa: Não há Zeus, não há Diaboli”, romance de Arlindo Cossa; “Os Ventos do Além”, colecção de contos de Nguinho Waka Bantu; “Os túmulos de Amirah”, novela de Alerto Bia; e “O País Escondido nas Pernas”, colectânea de crónicas de Sousa Bartolomeu.

Os originais seleccionados deveriam ser distribuídos nas colecções, “Swikiro”, “Hinyambann” e “Individualidades e Espaços”. Entretanto, nenhum original se destacou para a colecção “Individualidades e Espaços”, motivo pelo qual a editora aumentou o número de projectos para a colecção “Swikiro”

A Gala-Gala Edições, ao promover novos talentos, contribui para a democratização da literatura, criando oportunidades para que diferentes vozes sejam ouvidas e reconhecidas no cenário litérario moçambicano.

author-img_1

Raquieta Raso

Raquieta Raso, tenho 22 anos de idade, estudante de Jornalismo, 4.º ano na Escola de Comunicacao e Artes da Universidade Eduardo Mondlane. Sou apaixonada pelo audiovisual, e tenho excelentes habilidades como operadora de câmara e editora de vídeos. Actualmente, sou Jornalista estagiária na Entre Aspas e escrevo nas categorias de Cultura & Artes e Lifestyle & Bem-estar.

About Us

The argument in favor of using filler text goes something like this: If you use arey real content in the Consulting Process anytime you reachtent.

Instagram

Cart