Não se pode falar de poesia falada em Moçambique sem mencionar o nome do promotor cultural Hamilton Chambela. Prova de sua entrega e dedicação à poesia performática e de cultura literária, o Moz Slam juntou amigos para celebrar e homenagear esta grande figura.

Hamilton Chambela foi galardoado como Doutor Honoris Causa, um prémio que reconhece a sua rica e incotornável contribuição à poesia falada em Moçambique num evento cultural havido recentemente, em Maputo, organizado por Matilde Chabana, do Moz Slam, em colaboração com o colectivo feminino Heroínas e por Tirso Sitoe, director executivo da Bloco 4 Foundation, entre outros.

Este prémio, de acordo com os organizadores, reflecte o papel central de Chambela na valorização da poesia falada e na criação de plataformas que permitem a expressão artística e cultural no país e na diáspora.

Em 2014, Hamilton Chambela juntamente com a escritora e poestisa Énia Lipanga co-fundaram a empresa Palavra & Palavra Eventos, especializada na organização de eventos culturais e literários, onde produzem e promovem eventos de poesia falada como Sarau Cultural Palavras são Palavras e o Moz Slam – Batalha de Poesia Falada.

Chambela é um agente artístico e promotor cultural moçambicano, que começou a sua trajectória artística em 2011 com o colectivo Cotonete Records e, actualmente, gerencia vários artistas, como Iveth, Lalah Mahigo e Nandele. Além disso, Chambela é fotógrafo e coordena o Watana Festival, um evento multicultural na Ilha de Moçambique, que celebra diversas formas de arte, como literatura, dança e música.

De recordar que o Moz Slam é uma competição de poesia performática em Moçambique, organizada pelo Palavra & Palavras Eventos. Nessa competição, os poetas apresentam suas obras originais em até três minutos e as performances são avaliadas por um júri ou membros do público. Não há restrições de estilo ou tema, permitindo uma diversidade de expressões poéticas. O evento visa atrair, não apenas poetas, mas também espectadores e escritores que podem não estar familiarizados com a poesia tradicional.

Já o Sarau Cultural Palavras são Palavras é um evento organizado pela empresa Palavra & Palavras Eventos em Moçambique. Este sarau reúne pessoas para se expressarem artisticamente através de diversas formas de arte, como poesia, leitura de livros, música acústica, cinema, fotografia, dança, pintura, artesanato e teatro. O objectivo é criar um espaço inclusivo e diversificado, onde diferentes expressões artísticas possam coexistir e ser apreciadas em um ambiente acolhedor e criativo.

About Us

The argument in favor of using filler text goes something like this: If you use arey real content in the Consulting Process anytime you reachtent.

Instagram

Cart