Empresas nacionais e estrangeiras testemunharam, esta quarta-feira (24), ao lançamento do Portal do Fornecedor da Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB), um instrumento que possibilita que as empresas possam manifestar interesse para a prestação de serviços.
Em entrevista exclusiva a Entre Aspas, Hortêncio Maholela, Director de Procurement e Logística da HCB garante que o novo portal vai permitir maior transparência aos fornecedores que estejam em condições de prestar um bom serviço, com qualidade e a preços competitivos.
Trata-se de uma plataforma interactiva, com uma sequência de etapas que devem ser observadas para garantir o seu melhor funcionamento. De uma forma breve, explica Maholela, o fornecedor acede ao portal a partir do link, faz o seu cadastro e, a posterior, vai receber uma resposta de aceitação. “De acordo com a categoria dos bens que se propõe a fornecer, vai ter a oportunidade de receber todas as propostas de concurso para o fornecimento de bens da sua categoria”, elucida.
Por ser um instrumento tecnológico, acima de tudo, Hortêncio Maholela não vê quaisquer constrangimentos às empresas. Muito pelo contrário, o nosso entrevistado é da opinião que o fornecedor sem sensibilidade tecnológica não está ajustado à nova era.
Ainda que a plataforma seja o principal instrumento para o fornecimento de produtos e serviços à HCB, a empresa não descarta à publicação de grandes concursos em jornais de maior circulação no país.
Para Maholela, a plataforma, pelo facto de poder transmitir transparência, funciona também como um mecanismo para cativar os fornecedores nacionais que, eventualmente, duvidavam dos processos de adjudicação da HCB.
O Portal do Fornecedor da HCB já está disponível no site da empresa e nas suas respectivas redes sociais, permitindo o cadastro por cerca de duas semanas a contar a partir da data de lançamento ao público.
Importa salientar que, através deste portal, o fornecedor poderá gerenciar pedidos com facilidade, acessar informações sobre produtos e visualizar anúncios e actualizações importantes. Além disso, poderá comunicar-se directamente com a equipa da HCB, facilitando a colaboração e a resolução de quaisquer dúvidas ou preocupações que possam surgir.
A HCB é a maior produtora de energia eléctrica de Moçambique e uma das maiores de África, com cerca de 500 milhões de dólares em receitas anuais e mais de 200 milhões de dólares de resultado líquido. Em média, a hidroeléctrica regista em torno de 2,2 mil milhões de Meticais de compras anuais em bens e serviços no portal do fornecedor, dos quais 60% são feitos no mercado nacional.
Elcídio Bila
Elcídio Bila é jornalista há 10 anos, escrevendo sobre artes e outros assuntos transversais. Tem passagens por dois órgãos de comunicação e diversos projectos de Media. Trabalha também como copywriter e Oficial de Relações Públicas em agências de comunicação. É fundador e director editorial da Entre Aspas.