As imagens confirmam: Há hienas no Parque Nacional de Maputo

Uma câmara-armadilha, instalada pela equipa de conservação no Parque Nacional de Maputo, registou a primeira imagem de hienas. A equipa suspeitava que elas habitavam no parque – observando as suas pegadas – no entanto, sem nenhum avistamento.

Trata-se de uma imagem com três hienas junto a uma árvore. A fotografia mostra claramente um ambiente nocturno, mas uma luz defronte aos animais facilita o escrutínio dos três animais e, assim, dissipassam-se todos os equívocos da presença destes mamíferos no Parque Nacional de Maputo.

“As hienas desempenham um papel crucial para o equilíbrio e saúde do nosso ecossistema. Ao se alimentarem de carcaças de animais mortos, elas diminuem o risco de propagação de doenças entre os animais, contribuindo para a manutenção da saúde do ecossistema”, lê-se numa postagem da conta oficial do Parque Nacional de Maputo no facebook publicada esta terça-feira.

Na lista dos comentários, um internauta identificado como Rui Pereira disse já ter visto as hienas por duas vezes, sendo a primeira junto à estrada alcatroada, por volta das 19h00 (já estava escuro) e a segunda por volta das 9h00 junto a uma pequena lagoa na rota da fauna bravia, onde costumam estar bastantes patos, crocodilos e, por vezes, elefantes.

“Infelizmente, em ambas situações não consegui filmar ou fotografar (na primeira vez estava escuro e na segunda quando peguei a máquina fotográfica ela entrou na vegetação fechada)”, partilha Pereira.

Refira-se que a Hyaenidae é a família da ordem carnívora que inclui os vários tipos de hienas e o protelo. O grupo habita nas planícies e savanas da África e oeste da Ásia e nenhum dos seus membros corre actualmente perigo de extinção, apesar de a hiena-castanha possuir uma distribuição geográfica restrita ao sul da África.

O Parque Nacional de Maputo oferece uma combinação cénica de planícies, pântanos, pradarias, cadeias de montanhas e florestas de dunas costeiras ao longo de praias de areia branca e fina e um mar de azul turquesa.

Lar de uma vida selvagem em constante crescimento e diversificação, com espécies raras e ameaçadas de extinção, o Parque Nacional de Maputo é uma das áreas de biodiversidade mais marcantes em todo o mundo.

Equipados com vários parques de campismo e alojamentos, a apenas 1h30 de carro a partir de Maputo, oferecem uma experiência excepcional de contemplação e relaxamento, o espaço de um dia ou de uma estadia mais longa… intocada e inesquecível.

author-img_1

Elcídio Bila

Elcídio Bila é jornalista há 10 anos, escrevendo sobre artes e outros assuntos transversais. Tem passagens por dois órgãos de comunicação e diversos projectos de Media. Trabalha também como copywriter e Oficial de Relações Públicas em agências de comunicação. É fundador e director editorial da Entre Aspas.

About Us

The argument in favor of using filler text goes something like this: If you use arey real content in the Consulting Process anytime you reachtent.

Instagram

Cart