Comemorou-se, ontem (16), o Dia Mundial da Ciência e Tecnologia. Uma data que destaca a importância da pesquisa, da inovação e do desenvolvimento tecnológico na melhoria da qualidade de vida e no avanço da sociedade.
Os homens, desde a idade da pedra, criaram invenções que são consideradas tecnologia, pois servem para melhorar a qualidade de suas vidas, dando-lhes maior segurança e conforto. “Tivemos a invenção das primeiras armas, feitas com pedras, pedaços de madeira e ossos. Em seguida, a descoberta do fogo.”
Entre tantas descobertas e invenções, podemos destacar alguns objectos e cientistas que tornaram nossas vidas mais fáceis: Alexandre Graham Bell, o inventor do telefone; Thomas Edson, inventor da lâmpada eléctrica; Samuel Morse, que criou o telégrafo; Johannes Gutenberg, inventor da imprensa; dentre vários outros.
É neste contexto global, que as inovações científicas e tecnológicas têm avançado a passos largos. São exemplos notáveis desse avanço, na actualidade, a IA (Inteligência Artificial), uma tecnologia que revolucionou o mundo utilizado em diversos campos e sectores como saúde, transporte e entretenimento. Tecnologias como o aprendizado de máquina estão sendo utilizadas para diagnósticos médicos mais precisos, optimização de cadeias de suprimentos e personalização de experiências para os consumidores.
Como também, o uso de energias renováveis – energia solar e eólica – têm avançado significativamente, inovações que crescem com a preocupação virada para as mudanças climáticas. Novos painéis solares com maior eficiência e turbinas eólicas mais potentes estão se tornando comuns, promovendo uma transição para um futuro mais sustentável.
O desenvolvimento de vacinas e terapias genéticas, especialmente em resposta à pandemia de COVID-19, ressaltou o potencial da biotecnologia. Pesquisas em edição genética, como CRISPR (ferramenta de edição de genes que permite a “reprogramação” de partes do DNA), estão abrindo novas fronteiras no tratamento de doenças genéticas. A evolução das redes 5G, por exemplo, permite uma conectividade mais rápida e confiável, possibilitando o desenvolvimento de novas aplicações em cidades inteligentes, veículos autónomos e Internet das Coisas (IoT).
O país também tem se destacado com invenções e inovações, o uso de tecnologias móveis tem crescido exponencialmente. O uso de carteiras móveis que permitem que milhões de cidadãos realizem transações financeiras de forma rápida e segura, promovendo a inclusão financeira. O sector da agricultura também se tem beneficiado de inovações como “AgriTech” que tem promovido o uso de tecnologias digitais para melhorar a produção agrícola. Soluções que utilizam drones para monitoramento de culturas e aplicativos que oferecem previsões meteorológicas ajudam os agricultores a aumentar a produtividade e a rentabilidade.
Fátima Chaúque
Fátima Belina Chaúque tem 21 anos de idade, e reside na Matola. Está actualmente cursando jornalismo na Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade Eduardo Mondlane (UEM). Tem uma paixão por todas as áreas do jornalismo. Encontra-se em estágio na Entre Aspas, onde desenvolve conteúdos voltados à Tecnologia & Inovação.