O Instituto Nacional de Tecnologia de Informação e Comunicação (INTIC) recebeu ontem (17), a visita de Korstiaan Wapenar, Director da Genesis Analytics.
Trata-se de uma entidade sedeada na África do Sul, contratada pela UNICEF e pelo PNUD para avaliar o ecossistema digital do sector público em Moçambique, com foco em identificar oportunidades que desbloqueiem o potencial digital do país e aprimorem a prestação de serviços, especialmente na área social.
O encontro foi dirigido pelo Presidente do Conselho de Administração do INTIC, Eng. Lourino Chemane, acompanhado pelo Administrador para o Pelouro Técnico e Operacional, Constantino Sotomane, e demais quadros.
Durante a visita, o representante da Genesis Analytics buscou entender as atribuições, competências e responsabilidades da instituição, bem como sua relação com outras entidades actuantes no sector de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) em Moçambique.
Lourino Chemane destacou a importância do INTIC como Autoridade Reguladora de TICs em Moçambique, abordando os desafios e sucessos enfrentados pelo país na melhoria de suas capacidades digitais. O dirigente enfatizou a necessidade de uma infra-estrutura digital robusta para facilitar o acesso a serviços essenciais e promover a inclusão social.
No final do encontro, Chemane recomendou a Genesis Analytics a partilhar os resultados desta pesquisa, reconhecendo que o relatório desta entidade irá propor soluções inovadoras que poderão ser implementadas para potencializar os serviços digitais no país.

Elcídio Bila
Elcídio Bila é jornalista há 10 anos, escrevendo sobre artes e outros assuntos transversais. Tem passagens por dois órgãos de comunicação e diversos projectos de Media. Trabalha também como copywriter e Oficial de Relações Públicas em agências de comunicação. É fundador e director editorial do projecto Entre Aspas.