Cerca de 50 participantes fizeram parte da palestra de divulgação de cursos online sobre comportamento seguro no espaço cibernético, promovido pelo Instituto Nacional de Tecnologias de Informação e Comunicação (INTIC), no âmbito das actividades comemorativas do mês da Internet Mais Segura.
O webinar que teve lugar na última sexta-feira (21), que contou com a abertura do Administrador Executivo para o Pelouro Técnico Operacional no INTIC, Constantino Sotomane, teve a participação de oradores do Brasil e Portugal, nomeadamente Ruth Ferrony, do Departamento de Desenvolvimento e Inovação do Centro Nacional de Cibersegurança e Rodolfo Avelino, especialista em Cibersegurança e Conselheiro do Comité Gestor da internet Brasil.
Para além destes, o evento contou com a moderação do Director da Divisão de Segurança Cibernética e Protecção de Dados no INTIC, Eugénio Jeremias.
Constantino Sotomane, na sua intervenção, fez menção da importância da educação digital nos dias actuais, frisando que a sensibilização e capacitação dos cidadãos são ferramentas necessárias para responder aos desafios colocados pela internet.
“O ambiente online deve ser seguro e proporcionar oportunidades de aprendizagem, comunicação e crescimento, para isso é importante a educação dos cidadãos”, Sotomane.
Foram divulgados cursos online gratuitos, concretamente, curso cidadão ciber-seguro, cidadão social, cidadão ciber-informado, dentre outros.
Lembrar que estas acções enquadram-se nas actividades desenvolvidas pelo INTIC, no mês da internet mais segura, cujo objectivo é consciencializar os cidadãos para adoptarem um comportamento mais seguro e responsável na internet.