Isaura Nyusi visita Museu da Mafalala porque “Todos Somos Iguais”

À luz da Conferência Internacional sobre Igualdade de Gênero em África e do Lançamento da Campanha “Todos Somos Iguais”, que teve lugar no dia 19 de Janeiro, em Maputo, a Primeira Dama da República de Moçambique, Isaura Nyusi, visitou, na semana finda (20), o Museu Mafalala.

A visita da Primeira Dama àquele bairro histórico, que viu crescer os antigos Presidentes da República de Moçambique, nomeadamente, Samora Machel e Joaquim Chissano, teve como propósito mostrar à Primeira Dama da Nigéria e representantes de eSwatini e da União Africana parte importante de um bairro reconhecido pela sua atracção turística, mas, sobretudo, por ser referência cultural para quem visita a cidade de Maputo.

O Museu retrata a história do Bairro da Mafalala, conhecido por sua rica história cultural, berço de artistas, músicos e poetas, com destaque para figuras notáveis como Samora Machel, José Craveirinha, Eusébio da Silva e outros.

“No Museu Mafalala, as primeiras damas de Moçambique e Nigéria, junto com a sua comitiva, foram explicadas sobre a diversidade cultural que paira naquele bairro e também sobre os movimentos culturais e desportivos que dão vida ao Museu”, disse Ivan Laranjeira, Director do Museu Mafalala.

Ivan Laranjeira acrescentou que a visita serviu, igualmente, para as primeiras damas reconhecerem a similaridade existente entre os povos africanos, principalmente Moçambique e eSwatini, através dos movimentos Ngonis, a sul do país, que caracterizam toda a região austral de África.

Importa referir que esta visita acontece numa altura em que o Museu Mafalala prepara as festividades dos cinco anos da sua existência.

author-img_1

Jamilo Arlindo

Jamilo Arlindo é jornalista cultural, com experiência cumulativa em áreas como locução de rádio, apresentador de TV, Spots publicitários, Copyrighting, Voz Off e Mestre de Cerimónia. É finalista do Curso de Gestão e Estudos Culturais, pelo Instituto Superior de Artes e Cultura (ISArC).

About Us

The argument in favor of using filler text goes something like this: If you use arey real content in the Consulting Process anytime you reachtent.

Instagram

Cart