Jeconias Mocumbe vence Prémio Internacional de Poesia Lusófona Floriano Martins

O escritor moçambicano Jeconias Mocumbe sagrou-se vencedor do primeiro concurso Internacional de Poesia Lusófona Floriano Martins com a obra ‘Os dedos da agonia’.

Este prémio, anunciado recentemente, prevê a publicação bilingue português/espanhol pela LP5 Editora na Coleção de Poesia Plateado sobre plateado 2024 e Mocumbe receberá 30 exemplares de seu livro, além de um diploma que o credencia como vencedor do concurso.

O prémio será realizado virtualmente em uma data estabelecida após a decisão. O livro será comentado pelos membros do júri, convidados especiais e pelo autor lendo uma amostra da obra vencedora.

De acordo com o veredicto, assinado por Maria Estela Guedes, Thereza Rocque da Motta e Gladys Mendía, não foi possível ignorar a densidade emocional com que o autor transmite os dramas de uma guerra em que portugueses e moçambicanos se reencontram no mesmo terreno geográfico, quase meio século após o fim da guerra colonial e a declaração de independência, desta feita já não como adversários, sim como companheiros na mesma luta.

À tona dos versos, continua o veredicto, outras situações sobrenadam o caso específico do combate ao terrorismo em Cabo Delgado, o que logo à entrada se anuncia na citação de Ibrahim Traoré, líder do Burquina Faso, um militar também, conferindo à obra uma amplitude a merecer atenção, atendendo a que a produção cultural e de História da África subsaariana, por força da colonização, foi durante séculos silenciada.

“Então, acresce ao valor poético do livro o seu contributo para a compreensão de um continente sangrado, que sangra ainda, com países dilacerados em busca das suas raízes e do seu lugar no mundo”, aponta ainda o documento.

Refira-se que o Prémio Internacional de Poesia Lusófona Floriano Martins abriu a submissão de obras entre 21 de agosto e 21 de outubro de 2023 a poetas de idade legal que residem em qualquer lugar do mundo, desde que a natureza de seu texto seja em língua portuguesa e inédito em sua totalidade.

Os autores interessados podiam participar com um texto livre em técnica e tema, com extensão máxima de 50 páginas.

About Us

The argument in favor of using filler text goes something like this: If you use arey real content in the Consulting Process anytime you reachtent.

Instagram

Cart