Jessemusse Cacinda participa no Festival Textemunhos no Museu de Lamego em Portugal

O autor moçambicano Jessemusse Cacinda participa no Festival Textemunhos, evento a acontecer entre 12 e 14 de Outubro, no Museu de Lamego, em Portugal.

Cacinda vai juntar-se a escritora portuguesa Isabela Figueiredo (autora de Cadernos Coloniais) na noite desta sexta-feira (13) para uma conversa sobre “Literatura – Memória e Imaginação em Conspiração”.

Jessemusse Cacinda viaja a Portugal com o seu recente livro “Kwashala Blues”, uma viagem às paisagens físicas e mentais do seu narrador que em regresso à cidade de Nampula, por ocasião da morte do pai, desencadeia memórias afectivas e filosóficas em torno de diversas questões humanas, numa intersecção entre a poesia e a música.

A edição deste ano do Festival Literário Textemunhos apresenta um cartaz que aposta na diversificação e internacionalização do painel de convidados, para um diálogo, que se pretende alargado a outros domínios de expressão artística, entre Museu e Literatura.

O elenco deste ano conta com diversos convidados estrangeiros, nomeadamente, de países africanos. “Observar a colonização e a descolonização pela lente dos países que foram o seu palco permite ampliar o quadro mental em que tudo isto se discute e introduz perspetivas, por vezes, obliteradas por um eurocentrismo enraizado, ainda que algo inconsciente. O objectivo é refletir sobre as consequências das decisões no passado, amplamente identificáveis no presente, com vista a contribuir para um futuro distinto”, descreve João Morales, programador do Textemunhos 2023.

O Festival Literário Textemunhos promove o livro e a literatura, como ponto de partida para um debate multidisciplinar sobre o papel da memória e dos museus na sociedade contemporânea, em torno de conversas abertas, encontros com escritores, exposições, leituras, cinema, dança, música e workshops. Mantendo firme o propósito do Festival, como um espaço de construção e transformação, comprometido com o futuro, que se pretende melhor, a programação da 2.ª edição destina-se a revisitar Sala Colonial, alargando a outros domínios, além da Literatura, o projecto da artista Catarina Simão, conhecida por uma prática de confronto com o Arquivo, desenvolvido no Museu de Lamego e Escola Secundária de Latino Coelho de Lamego.

Promovido pelo Museu de Lamego, Textemunhos é um Festival Literário que conta com a parceria do Agrupamento de Escolas Latino Coelho – Lamego, Município de Lamego, Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego, CTOE, Livraria Traga-Mundos, Teatro Solo, Nos, AD Dance Compagny e Galeria Vera Cortês. Media partner: O Grito e o Cochicho – Podcast.

About Us

The argument in favor of using filler text goes something like this: If you use arey real content in the Consulting Process anytime you reachtent.

Instagram

Cart