O escritor moçambicano Jessemusse Cacinda foi nomeado para a edição 2024 da Olongo Africa’s Multilingual Anthology, uma antologia que publica histórias de autores africanos influentes nas línguas Bambara, Somali, Fulfulde, Amharic, Arabic, Berom, Xhosa, Dinka, Fon.
O projecto é da “The Brick House Collective”, uma organização cultural baseada no Canadá e publica textos de autores contemporâneos africanos originalmente escritos originalmente em diferentes línguas que são traduzidos para as línguas da antologia.
A história de Cacinda “Um corpo crivado de balas” foi originalmente publicada em Português em 2020 na antologia “Contos e Crónicas para Ler em Casa II” editada pela Literatas. A versão em Inglês do mesmo texto foi publicada em 2021 na Namíbia pela Doeck Literary Magazine e agora chega às comunidades africanas no Canadá e noutros cantos do continente africano.
Jessemusse Cacinda está desde Outubro de 2023 a apresentar o seu livro “Kwashala Blues” em várias cidades europeias tendo apresentado em Lamego, Santa Maria da Feira e Coimbra em Portugal e Milão na Itália. A sua agenda inclui a participação no Philosophy Spring Festival, edição de 2024 em Portimão, Portugal e uma Masterclass na Casa de Angola em Florença na Itália.
Jessemusse Cacinda é um jornalista multipremiado, escritor e filósofo moçambicano. É conhecido pela sua contribuição na fundação da Ethale Publishing, uma das editoras mais vibrantes do cenário literário africano. Seus escritos foram publicados em revistas em Moçambique, Namíbia, Brasil, Alemanha, Portugal e Canadá, e coordenou duas antologias reunindo escritores moçambicanos contemporâneos.
Em 2023, Cacinda lançou a sua novela “Kwashala Blues” e realizou uma tour por várias cidades de Moçambique. Está actualmente baseado em Coimbra, onde, para além de promover o seu trabalho literário, desenvolve a sua pesquisa em filosofia africana no âmbito do doutoramento em Pós-Colonialismos e Cidadania Global do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.