Vinte jovens recém-formados vão iniciar a sua jornada de emprego nos distritos de Moma (Nampula), Ile (Zambézia) e Cuamba (Niassa). Trata-se de um programa de estágios desenvolvido pela Fundação Moz Youth e acolhido pela Vodacom, na sua “luta” pela digitalização dos distritos e postos administrativos.
Esta informação foi partilhada ontem (29), em Maputo, numa cerimónia de assinatura de Memorando de Entendimento entre as duas instituições, onde frisaram o compromisso conjunto no combate ao desemprego juvenil sobretudo nas zonas rurais.
Para a Vodacom, empresa-mãe do M-pesa, a principal razão de acolhimento dos estagiários é a preocupação com o desenvolvimento comunitário, onde se pretende criar ‘vilas digitais’ de modo a alavancar projectos económicos já existentes e de grande dimensão.
Para Sérgio Gomes, director geral do M-pesa, através da digitalização é possível emponderar, sobretudo, o tecido agrícola lá presente (nos distritos) e as actividades económicas locais, “porque, sabemos que ainda há muita gente que usa predominantemente dinheiro físico – que não é seguro – e, muitas vezes, perdem-no por causa disso ou têm dificuldades em fazer as suas poupanças ou em fazer a sua gestão financeira, porque fazem-no de forma manual.”
Os 20 jovens seleccionados neste programa irão ajudar no apoio directo, porque, como justifica Gomes, o facto de termos profissionais que estarão directamente ligados com a comunidade irá permitir que haja informação privilegiada sobre o ambiente que se vive no terreno. “Isto é primordial que eles nos tragam”, frisa.
Para além desse aspecto, faz parte do escopo deste grupo de trabalho a criação de agentes e a divulgação da educação financeira no local, explicando aos agricultores sobre as soluções do M-Pesa, que, de acordo com Gomes, é mais do que ter acesso a uma carteira móvel, mas sim uma ‘ponte’ ao financiamento e serviços de seguros para as suas actividades.
Aliás, “o Seguro Agrícola é fundamental em Moçambique e uma das grandes ambições que temos é conseguir desbloquear a solução deste tipo de seguro para os pequenos agricultores”, explica Gomes.
Vale sublinhar que a Vodacom/M-Pesa está no país desde 2013 e, neste processo de educação financeira, conta neste momento com mais de 120 mil agentes em todo o país.

Elcídio Bila
Elcídio Bila é jornalista há 10 anos, escrevendo sobre artes e outros assuntos transversais. Tem passagens por dois órgãos de comunicação e diversos projectos de Media. Trabalha também como copywriter e Oficial de Relações Públicas em agências de comunicação. É fundador e director editorial do projecto Entre Aspas.