O empresário e promotor de eventos Júlio Pedro Sitoe, mais conhecido por Julinho, gestor do Complexo Big Brother, foi eleito, por unanimidade e aclamação, Secretário-geral da Associação de Empresários, Promotores de Eventos e Espectáculos (ADEPEE) em substituição de Paulo David Sithoe, mais conhecido por Litho Sithoi.
A eleição dos novos Órgãos Sociais da ADEPEE aconteceu na Assembleia Geral da agremiação, realizada semana passada (6) em Maputo. Júlio Pedro Sitoe é coadjuvado pelo promotor de eventos e músico Roberto Isaías, que fez parte da anterior direcção.
Foram eleitos, como vogais, Fayaz Hamide (Dj Faya), Dánio Carimo, Lucinda Mocumbi, Jelton Sitói, Dilson Chaúque (Dj Dilson) e Mito Gulamo. Para a Mesa da Assembleia Geral, foram eleitos, Aurélio Maússe (Presidente), Alberto Niquice (Vice-Presidente), Arsénio Sérgio (Secretário). Já o Conselho Fiscal é composto José Abdul (Presidente), Zaina Assina Badrudine Alide Mustafá (Vice-Presidente) e Abdul Cadre Chitará (Relator).
Tendo em conta que o Governo, no seu Plano Estratégico da Cultura, privilegia iniciativas que concorrem para a promoção de actividades culturais e turísticas moçambicanas, a ADEPPE quer contribuir com a estruturação da Indústria de Eventos e Espectáculos, com o objectivo de fortalecer os promotores com vista a aumentar e melhorar as suas produções para maior geração de renda e emprego na Indústria Cultural Criativa, ou seja, Economia Criativa.
A Associação dos Empresários, Promotores de Eventos e Espectáculos, também conhecida pela abreviatura ADEPEE, é uma agremiação sem fins lucrativos, com personalidade jurídica, doptada de autonomia administrativa, financeira e patrimonial, independente dos órgãos do Estado, sendo livre e autónomo nas suas regras de funcionamento e reconhecida aos 8 de Abril de 2016.
Recorde-se que Litho Sithoi tomou posse como Secretário-Geral da ADEPEE para o mandato 2021 – 2024 depois de vencer as eleições internas com 78% dos votos.
O elenco empossado pelo Presidente da Mesa da Assembleia Geral, Aurélio Maússe, era composto por Alberto Nikisse, Abdul Chitará, Afzal, Arsenio Sergio, Danio Carimo, David Abilio, José Abdul, Lucinda Mucumbi, Mito Issufo, Gulamo, Vasco Rocha, José Manuel Langa (Zema) e Zaina Mustafa.